Expressões

Após pausa de oito anos, Banda Florentina volta aos palcos no próximo dia 2 de dezembro

Prestes a completar seus 60 anos de fundação, grupo retorna com novidades, como a inauguração da Escola de Música Florentina

Fundada em 8 de setembro de 1964, por Armindo Zamboni, Remi Toscan, Mateus de Godoy, Domingos Rizzon, Assis Brasil Lavoratti, José Rech Oldra, Alcides Corso, Arthur Corso, Hilário Sgarioni, Claudino Mambrini, Plínio Ciochetta, Antônio Carlos Finger e Rony Montanari, a Banda Florentina completa, em 2024, seu sexagésimo aniversário.
E uma data expressiva como essa deve ser comemorada. Por isso, uma nova gestão está à frente do projeto de revitalização do grupo, a fim de que os munícipes possam, novamente, apreciar a melodia da Banda Florentina nos palcos. Presidida por José Luis Guarese, ao lado do vice-presidente, Vinicius Fioreze, do tesoureiro, Roberto Silvestri, do secretário, Samuel Castilho e do coordenador de projetos, Carlos Raimundo Paviani, a nova gestão vem trabalhando não só para trazer a banda de volta aos palcos de Flores da Cunha e região, mas também em um novo projeto que promete surpreender a todos.
Os 60 anos de fundação, comemorados no ano que vem, virão acompanhados de uma novidade: a Escola de Música Florentina. Com o lema de formar músicos, seja para atuar na Banda Florentina ou para integrar projetos musicais futuros, a escola de música trará aulas de diferentes instrumentos, não só de sopro, como antigamente. 
Para o gestor da escola, Felipe Corso, de 33 anos, o projeto pretende estimular ainda mais os munícipes que se identificam com a arte da música. “A gente vai trazer a oportunidade das aulas. Decidimos abranger um pouco mais e fazer com que as pessoas toquem algum instrumento, não só, por exemplo, para integrar a banda. E aí que a gente decidiu abrir um pouco mais o leque. Então, ensinando as pessoas, as crianças, os jovens, os adultos eles podem estar criando projetos musicais entre eles depois e isso só tende a ser um crescimento cultural na cidade”, destaca Felipe, completando que serão oferecidas aulas de canto, guitarra, violão, contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro.
Localizada na Rua Júlio de Castilhos, 2468, no Edifício Maestro, a sede está de cara nova para os futuros alunos. A sala recebeu tratamento acústico, e agora possui ar condicionado e televisão, além de ser acessível para todo o público, pois conta com elevador e piso tátil. Há também um espaço para confraternizações e um projeto de ampliação que pretende implementar mais duas salas à sede. Tudo isso para o conforto e o melhor aproveitamento dos alunos e da própria banda.
A inauguração da Escola de Música Florentina será realizada no sábado, dia 2 de dezembro, a partir das 10h. A abertura contará com workshops e um ensaio aberto da Banda Florentina, para que os florenses possam, finalmente, matar a saudade. O evento é gratuito e aberto ao público. “É uma banda querida por Flores, onde se fala dela todo mundo pergunta quando é que a banda vai voltar, as pessoas dizem que querem ver a banda Florentina tocar de novo. Ela deixou uma trajetória, um legado muito grande na cidade, até os mais novos tem um carinho por ela”, destaca Corso, ao mesmo tempo em que convida a população para prestigiar o evento e fazer parte deste novo capítulo na história da banda florense. 

O gestor e o presidente da Escola de Música Florentina, Felipe Corso e José Luis Guarese, com os integrantes da banda, Cristiano Tondello, Gerson Rockenbach, Cristiano Meneghini e Valdocir Fioreze.  - Maria Eduarda Salvador Schiavenin Ata de fundação de 8 de setembro de 1964. - Felipe Corso/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário