Economia

Vendas para o Dia das Crianças devem ser menos prejudicadas pelo coronavírus

Segundo pesquisa, apenas 17% dos consumidores alegam que a pandemia afeta na hora das compras para a data

Os impactos econômicos em decorrência da Covid-19 estão em ritmo de desaceleração no comércio. A pesquisa de intenção de compras do Dia das Crianças, promovida anualmente pela CDL Caxias do Sul, identificou que apenas 17% dos entrevistados alegaram que a pandemia afetará muito suas compras para a data. Em maio, no Dia das Mães, este índice chegou a 59% e em agosto, no Dia dos Pais, a 50%. A amostragem foi realizada de 12 a 20 de setembro, e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.            

Apesar da melhora, o cenário ainda é de apreensão e instabilidade, o que deve refletir na queda das vendas para o Dia das Crianças. Baseada nos resultados do levantamento, a entidade estima que, neste ano, haverá uma redução de 25% na intenção de compras em relação a 2019.      

“O que percebemos é que a instabilidade do ambiente está fazendo com que as pessoas sejam mais conservadoras nas suas respostas, mas na hora prática, se o cenário estiver bom, ela pode mudar de decisão. Por outro lado, se na semana do Dia das Crianças estivermos em um cenário mais negativo vai ter uma desaceleração. Ou seja, a pesquisa pode virar positivamente conforme nos aproximarmos da data. Se nos mantivermos neste cenário atual, positivo, com redução de casos e de mortes no Rio Grande do Sul e se o Estado seguir em bandeira laranja no Distanciamento Controlado, acreditamos que a projeção de queda nas vendas pode ser menor que os 25%, ficando entre 10% a 15% abaixo, na comparação com o ano anterior”, contextualiza o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.  

Segundo a pesquisa de intenção de compras promovida pela CDL Caxias, 40% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear no Dia das Crianças. No ano anterior, este movimento era de 57%. O ticket médio será de R$ 198, redução de R$ 30 frente a 2019. Brinquedos, além de roupas e calçados devem ser os mais procurados, com 46,71% e 36,85% da preferência, respectivamente.    

“Provavelmente, teremos uma redução de 14% no valor do investimento para a data. Caiu o poder aquisitivo da população e o consumidor não está confortável com a situação que estamos vivendo, sem previsibilidade de cenário. Percebemos isso nas respostas conversadoras da pesquisa. As pessoas não sabem se terão dinheiro, se estarão empregadas, por exemplo”, explica Cervieri.

Apesar de não pedirem pelo produto, 60,39% das crianças falam sobre brinquedos e presentes que elas viram em propagandas. Quase 50% delas obtiveram informações em vídeos no YouTube e 32,59% em anúncios na televisão.

“Nos anos anteriores, havia uma diferença muito grande entre os itens presenteados. Neste ano, há uma distribuição mais homogênea entre brinquedos e roupas. Historicamente, as crianças sempre influenciaram muito na decisão de compra. Neste ano, devido ao distanciamento social, as crianças estão tendo pouco contato com tios, padrinhos, avós, por exemplo, e estão em isolamento com os pais, o que afeta na hora da decisão de compra por elas não falarem do desejo de determinado brinquedo”, avalia o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul.    

O levantamento apontou, ainda, que 73,5% dos consumidores estão priorizando o varejo caxiense por conta da crise econômica causada pelo coronavírus. E apenas 2,15% dos participantes da pesquisa disseram que não irão adquirir os produtos para o Dia das Crianças no comércio local. A preferência segue pelo atendimento presencial, sendo que 58,6% devem ir em lojas de rua do centro, 12,37% nas de bairros, 19,89% em shoppings e apenas 6,45% pretendem comprar via comércio eletrônico (local e de outras cidades).          

“Estamos caminhando para uma virada de página, deixando o pior para trás. O clima é animador com a estabilização dos casos de Covid-19. Estamos num processo de retomada econômica e acredito que nas próximas datas comemorativas teremos um desempenho melhor”, finaliza Cervieri.   

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 387 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.           

 

 - Divulgação
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