Economia

Florense apresenta robô colaborativo

Robô atuará na Central de Acabamento e no setor de lixação da empresa

A Móveis Florense, desde seu princípio, possui o DNA inovador, seja em produto, serviço ou processo. E para evidenciar essa inovação foi que a empresa apresentou o primeiro robô colaborativo da indústria moveleira. Conforme o diretor industrial e CTO das empresas Grupo Florense, Felipe Luís Corradi, foi durante o mapeamento da jornada Indústria 4.0 da Florense, em parceria com a NEO/UFRGS, que a tecnologia cobot (robô colaborativo criado para interagir com humanos em ambientes de trabalho) ficou evidenciada como potencial aplicação em alguns setores. “Desta forma, pesquisamos a empresa Eletronor, parceira no projeto para implantação”, destaca Corradi.
O robô colaborativo já foi apresentado no final de março para direção e colaboradores, mas o projeto possui um cronograma com data de conclusão da implementação prevista para 29 de julho. 
“O robô colaborativo atuará na Central de Acabamento e no setor de lixação, hoje gargalo produtivo, visto a grande customização de produto da Florense”, evidencia o diretor industrial, ressaltando que o equipamento trabalhará em conjunto com os colaboradores, em total harmonia e segurança, aumentando a eficiência do processo em 30%, retirando movimentos repetitivos com alto grau de precisão. “Compreendemos que nossa indústria deverá buscar cada vez mais customização, reflexo de nosso cliente. Toda tecnologia que auxiliar nesse processo será o caminho a ser buscado e implantado, aumentando a qualidade de vida dos nossos colaboradores, permitindo que a característica da empresa do ‘fatto a mano’ (feito à mão) perdure. É um equilíbrio entre a indústria do futuro e da marcenaria, legado Florense”, afirma Corradi.
A tecnologia cobot, que tem o papel de elevar o nível da empresa em diversos setores, permitindo um aprendizado e evolução constante, foi apresentada pela empresa no Gramado Summit, de maneira singela, comenta Corradi, pois o objetivo não é “sair divulgando, mas é importante abrir caminho para que outros se inspirem no movimento. Acreditamos muito, como empresa, no projeto e esperamos ser esse o primeiro de muitos robôs colaborativos trabalhando com nossos colaboradores”, finaliza.

 - Eletronor/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário