Economia

Família Salton chega aos 111 anos

Presente em mais de 30 países, a Salton é a marca de espumantes mais consumida no Brasil

A Família Salton chegou aos 111 anos na quarta-feira, dia 25, consolidando-se como líder na venda de espumantes no país e, sobretudo, visando inovação, tecnologia e sustentabilidade. O protagonismo da marca na última década, que cresceu cerca de 70% neste período, é responsável por torná-la referência nacional no mercado de espumantes. Para exemplificar sua representatividade, a cada 10 espumantes que são abertos no Brasil, quatro são da Salton (Nielsen, 2020). Além disso, seus rótulos são comercializados em mais de 30 países, reforçando o pioneirismo da marca que abre cada vez mais espaço para a exportação de espumantes e vinhos brasileiros. De olho na diversificação de negócios, a companhia prepara um novo empreendimento enoturístico na Serra Gaúcha e planeja, até 2030, atingir o faturamento de R$ 1 bilhão, além de se tornar carbono neutra.

Vinícola mais antiga em funcionamento no Brasil, a Salton é ainda a primeira e única marca brasileira a conquistar o topo do ranking na pesquisa Brazil Wine Brands Power (Wine Intelligence, 2018). Mais recentemente, criou um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola. Os resultados se expressam por meio de seus rótulos que acumulam mais de 90 premiações nacionais e internacionais, apenas nos três últimos anos. Em julho deste ano, seus espumantes receberam seis medalhas em Londres, em um dos mais importantes concursos de vinhos do mundo, o Decanter World Wine Awards.

E o reconhecimento internacional se reflete também nos indicadores de exportação da marca. Se em 2020 a Salton enviou mais de 1,1 milhão de garrafas para fora do Brasil, a expectativa é que neste ano o mercado internacional se mantenha aquecido, superando os índices já bastante positivos do ano anterior. Isso porque o primeiro trimestre de 2021 fechou com 75% de aumento no volume exportado, comparado ao mesmo período do ano anterior. O principal mercado consumidor da marca, fora do Brasil, é o norte-americano.

Protagonista no desenvolvimento enoturístico de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a companhia investe agora na expansão de suas atrações na região. Além da vinícola, localizada no Vale do Rio das Antas, um novo empreendimento da Família Salton deve abrir suas portas no próximo ano. Inspirado na Casa di Pasto que deu origem à vinícola, no final do século XIX, o novo espaço está em construção no roteiro turístico Caminhos de Pedra. O empreendimento foi projetado com foco em experiências enogastronômicas com os principais rótulos e edições limitadas da marca, envolvendo seus visitantes em uma verdadeira imersão no universo dos espumantes e vinhos.

Dentro do eixo de sustentabilidade, a Família Salton trabalha para se tornar a primeira companhia do setor vitivinícola no Brasil a ser carbono neutra, em toda sua cadeia produtiva, até 2030, com um projeto que já está em andamento. Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a pesquisa identificará o impacto ambiental da Salton, mapeando as melhores práticas, propondo ações mitigatórias, preparando a empresa para reduzir novas emissões e, eventualmente, compensar as que não podem ser evitadas, seja por meio de compra de créditos de carbono ou reservas ambientais.

 - Augusto Tomasi/ Divulgação
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