Saúde

Esperança volta a brilhar

Julho foi o mês com menor número de casos desde outubro do ano passado

A esperança pelo fim da pandemia está cada vez mais forte em Flores da Cunha. Julho terminou com resultados positivos no enfrentamento da Covid-19 no município, apresentando redução no número de casos confirmados, internações hospitalares e óbitos por Covid-19. Se o primeiro dia do mês registrou 15 casos, aos poucos os números foram diminuindo, dando a julho uma média de 6,4 por dia, em um total de 199 infecções, o menor desde outubro de 2020.
No ano, o mês com os melhores resultados havia sido janeiro, com 410 casos e uma média diária de 14,1 positivados – ou seja, de lá para cá, os números caíram pela metade. O panorama traz uma perspectiva otimista para o restante do ano de 2021, que viu o pior cenário desde o início da pandemia: março chegou a registrar 985 testes positivos, média de 31,7 por dia, além de 23 óbitos em decorrência do vírus.
Em julho, ocorreu apenas uma morte: a de uma mulher de 86 anos, a 64ª vítima florense, que fez igualar janeiro como o mês com menos óbitos no ano. Outra notícia positiva ficou reservada para o dia 22 de julho: depois de mais de um ano, o município passou um dia inteiro sem novos casos positivos – a última vez havia sido em maio de 2020. “Foi com alegria que divulgamos o boletim com nenhum novo caso de Covid”, afirma a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio.
Segundo Jane, a melhora nas estatísticas se deve, principalmente, a um motivo: “Acreditamos que além dos cuidados, o avanço na vacinação dos nossos munícipes está fazendo a diferença no cenário da pandemia”. Até quarta-feira, dia 4, Flores da Cunha contava com mais de 17 mil pessoas vacinadas com a primeira dose (confira na página ao lado).
Apesar do cenário favorável, a variante Delta do vírus ainda preocupa  a Secretaria de Saúde. “O Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitária da variante e, com isso, o cenário segue de grande preocupação, pois sabemos que ela tem uma maior transmissibilidade, o que pode resultar em um aumento de casos”, comenta Jane, dizendo que apesar de faltar pouco, a pandemia ainda não acabou: “Então, não vamos permitir que tudo comece novamente. Sigam se cuidando e busquem a vacina quando chegar o seu momento”. 
Por enquanto, agosto segue os prognósticos positivos: até o boletim divulgado na quinta-feira, dia 5, foram confirmados 15 casos desde o início do mês, uma média diária de 3. Assim, Flores da Cunha registra 5966 casos positivos (5834 casos considerados curados), 64 óbitos, 60 em isolamento domiciliar e 8 pacientes hospitalizados (3 internados no Hospital Fátima, 2 internados no Hospital da Unimed, 1 internado no Hospital do Círculo, 1 internado na UTI do Hospital Geral e 1 na UTI da Unimed).

Média diária de casos

O primeiro semestre de 2021 teve os dois meses com maior número de casos até agora: foram 985 em março e 834 em junho, que tiveram médias de 31,77 e 27,8 casos por dia, respectivamente. O segundo semestre iniciou com um alento: julho apresentou uma média diária de 6,41 casos, redução de 70% em relação aos seis meses iniciais do ano.

Número de casos

Até julho, somente uma queda havia sido observada no número de casos: de março a abril houve redução de 48%. Nos dois meses seguintes, a quantidade de infectados aumentou 43% em maio e 14,40% em junho. O sétimo mês do ano voltou apresentar diminuição e não qualquer uma: o número de casos caiu incríveis 76% em relação ao mês anterior.

Mortes

Março foi mesmo complicado, com 23 óbitos, mais do que todo o ano de 2020, que registrou 13 mortes, e quase igual aos quatro meses seguintes, que juntos somaram 25 vítimas.  A diminuição dos óbitos observada de junho a julho (88%) é ainda maior do que a registrada entre março e abril (74%). Se comparado a março, o mês passado reduziu as mortes em 95%.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário