Saúde

Aplicação de dose de reforço para pessoas imunossuprimidas

A vacinação ocorre no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, de segunda a sexta-feira

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão poderão receber a dose de reforço contra a Covid-19 (28 dias após a aplicação da segunda dose ou dose única). A vacina utilizada para o reforço será, preferencialmente, a Pfizer ou, de forma alternativa, a Fiocruz/AstraZeneca.

A vacinação para este público ocorre no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h. É preciso apresentar a carteirinha de vacinação, documento com foto e a documentação que comprova a imunossupressão (atestado médico que confirme a comorbidade ou receita médica que comprove a doença emitida há menos de um ano).

Casos que poderão receber a dose adicional:

- Imunodeficiência primária grave (deficiência de C3/C4/C5/C6);

- Quimioterapia para câncer (em tratamento);

- Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiécas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras (corticoide em dose maior que 20mg/dia-Prednisona, Metotrexato, Leflunomida, Azatioprina, Ciclofosfamina, Ciclosporina, Tacrolimus, Biológicos em geral);

- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;

- Uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de Prednisona, (contínuo) ou equivalente;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Exemplos de Doenças Reumáticas Imunomediadas (DRIM): artrite reumatoide, espondiloartrites, artrite psoriásica, lúpus sistêmico, síndrome de Sjogren primária, miopatias inflamatórias e vasculites.

Exemplos de Doenças Inflamatórias Intestinais: doença de Crohn, retocolite ulcerativa, colites indeterminadas.

Tabela de Equivalência de Corticoides:

Corticoide/Equivalente

Prednisona 20mg/dia / Deflazacort 30mg/dia

Prednisona 20mg/dia / Prednisolona 20mg/dia

Prednisona 20mg/dia / Metilprednisolona 16mg/dia

Prednisona 20mg/dia / Dexametasona 3mg/dia

Prednisona 20mg/dia / Betametasona 2,4mg/dia

Drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatioprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe) e Inibidores da JAK (Tofacinibe, Baracinibe e Upadacinibe).

 - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário