Saúde

50% da população florense imunizada

Município registra a aplicação de mais de 15,5 mil doses

O município de Flores da Cunha tem 15.563 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (incluindo doses únicas), o que equivale a 61,5% da população acima de 18 anos consideradas vacináveis (estimada pela Secretaria da Saúde em 25.300 pessoas), e 50,1% da população geral, que é estimada em 31.063 segundo o IBGE. A cidade ainda conta com 6.208 pessoas com dose completa (segunda dose e dose única), o equivalente a 24,5% da população acima dos 18 anos e 19,9% da população geral. “Mesmo com toda essa ampliação da vacinação, nós precisamos reforçar os cuidados para que cada um continue cumprindo com os protocolos, usando máscaras, evitando as aglomerações e, quando chegar a sua vez, indo fazer a vacina”, reforça o prefeito César Ulian em vídeo divulgado pela página da prefeitura no Facebook. De acordo com o chefe do Executivo, o processo de vacinação é acelerado ao máximo quando há o recebimento de novos lotes da vacina. “Nós procuramos sempre agilizar o máximo possível e para nós é uma alegria podermos estar celebrando mais de 50% da população com a primeira dose do imunizante”, declara.

Antecipação da segunda dose 
Em decorrência da suspeita de dois casos da variante delta (com origem na Índia) no Rio Grande do Sul e a quantidade de doses de vacinas Astrazeneca reservadas para a segunda dose na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), a Secretaria da Saúde do Estado (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) definiram, na segunda-feira, dia 12, pela antecipação de 12 para 10 semanas o intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 dos fabricantes AstraZeneca e Pfizer.
O objetivo é garantir melhor resposta imune para essa nova variante, uma vez que apenas uma dose é pouco efetiva.  A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levando em consideração que a SES tem 687.105 doses da Astrazeneca reservadas na Ceadi para serem distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e aos municípios nos próximos dias. Quanto a Pfizer, o adiantamento da aplicação não trará impacto neste momento, uma vez que não há remessas com prazo para dose dois até o início de agosto.

Diminuição de casos
A vacinação está avançando no município e os casos começando a diminuir. De acordo com os dados dos boletins epidemiológicos da prefeitura de Flores da Cunha, é possível notar a queda nos primeiros 15 dias do mês de julho se comparado com o mês anterior. Foram registrados, até o último boletim divulgado na quinta-feira, dia 15, 141 novos casos de Covid-19, uma média de 9,4 casos por dia, tendo uma queda significativa se comparado com os 579 casos registrados nos primeiros 15 dias de junho.

Ampliada vacinação da gripe
Desde terça-feira, dia 13, a vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada em Flores da Cunha. A vacina está disponível no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h, para pessoas acima de 6 meses de idade. Quem integra os grupos prioritários como idosos, gestantes e crianças que ainda não receberam a vacina, também podem buscar o serviço.
A orientação é que seja respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina da gripe e a vacina contra a Covid-19. No ato da vacinação, é preciso apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação (se tiver).

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário