Home Colunas Cenários e tendências que devem moldar o setor vitivinícola nos próximos anos

Cenários e tendências que devem moldar o setor vitivinícola nos próximos anos

Clima, mudanças tributárias, comportamento do consumidor e busca por sustentabilidade influenciam decisões estratégicas de produtores de uvas e vinhos a partir de 2026
(Foto: Divulgação)

Diversos fatores podem impactar positiva ou negativamente a indústria vinícola. Apresentamos a seguir alguns elementos que poderão influenciar a tomada de decisões de produtores de uvas e vinhos em 2026 e nos próximos anos. A compreensão dos efeitos do clima, cujas inconstâncias são cada vez mais perceptíveis, as alterações tarifárias e as transformações que os consumidores de vinhos impulsionam no mercado são alguns dos motivos que podem causar mudanças na produção de uvas e vinhos e em sua comercialização.

Secas, ondas de calor, chuvas excessivas e vendavais são fenômenos que poderão impactar a produção e, consequentemente, a comercialização de vinhos. Apropriar-se de ferramentas como seguro agrícola e patrimonial, que tendem a ser cada vez mais caros, pode ser uma solução, afinal os imprevistos parecem estar cada mais frequentes.

Apoie nosso trabalho e assine o conteúdo

Este é um artigo exclusivo. Assine para ler o artigo inteiro.

Assine

Tenha acesso a todos os nossos conteúdos exclusivos.Centenas de artigos

Compartilhe:

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta