Home Destaque Nova gestora já tem data para inaugurar bistrô no Casarão dos Veronese

Nova gestora já tem data para inaugurar bistrô no Casarão dos Veronese

Empresa de Caxias do Sul assume a concessão do patrimônio histórico em Otávio Rocha e planeja bistrô, eventos e experiências gastronômicas para impulsionar o turismo na Terra do Galo
(Foto: Divulgação)

Vencedora da concessão do Casarão dos Veronese, no interior de Flores da Cunha, a JM Soluções e Suprimentos é uma empresa de Caxias do Sul que existe desde 2022 e é especializada em licitações, fornecendo materiais para prefeituras. Os sócios já gerenciam outras duas concessões de espaço público dentro do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, onde perceberam o crescimento de questionamentos de turistas sobre Flores da Cunha.

— A expectativa com o Casarão é criar mais opções turísticas e também gastronômicas na região de Otávio Rocha. A ideia é fazer do Casarão mais um ponto para o pessoal visitar, ampliando as opções na Serra Gaúcha, que ainda tem carência de mais pontos nesse sentido — aponta Mikael Mussoi Giovanella.

Neste novo negócio, a administração será feita em quatro sócios. Além de Giovanella, atuarão Joana Muneretto Valença, Vanderlei Iaramenco e Douglas Carbonell.

— Conseguimos enxergar um grande potencial. A nossa intenção inicial é abrir um bistrô, além de criar um espaço para eventos empresariais, palestras e seminários. O casarão também conta com uma cozinha, o que permite a realização de aulas de culinária ou demonstrações gastronômicas para empresas ou interessados. A proposta é proporcionar mais uma opção nessas áreas e também criar um local para a população de Flores da Cunha, Caxias e de toda a região possa visitar, passar um final de semana e aproveitar novos ares — conta Giovanella.

Pelo acordo, a JM Soluções e Suprimentos tem prazo de 15 dias a partir da assinatura do contrato para assumir o Casarão dos Veronese. Segundo Giovanella, a intenção é inaugurar o novo bistrô no dia 24 de janeiro. Para os interessados na nova proposta do Casarão ou agendar uma visita, a empresa divulga o telefone (54) 2222-0039.

Patrimônio preservado

Localizado no distrito de Otávio Rocha, o Casarão dos Veronese é um prédio histórico tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). A edificação é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura da imigração italiana no estado, com construção em pedra basalto e estilo típico da época.

O Casarão dos Veronese foi construído no final do século XIX pelo imigrante italiano Felice Veronese, como residência para sua família e também como espaço para atividades econômicas como a produção de vinhos e até uma pequena fábrica de pólvora criada pelos filhos. Por sua relevância como testemunho da formação da comunidade local, foi tombado em dezembro de 1986 pelo patrimônio estadual.

Ao longo das últimas décadas houve várias iniciativas para preservar o Casarão, muitas vezes com projetos comunitários e apoio da prefeitura de Flores da Cunha. A restauração foi inaugurada em 2017, após aporte de R$ 2,6 milhões por meio da Lei de Incentivo à Cultura e parcerias com empresas locais, como a Florense e Keko Acessórios.

Compartilhe:

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta