Segurança

Prefeituras de Flores da Cunha e Nova Pádua aderem ao projeto de ‘cercamento eletrônico’ regional

Prefeitos participaram de encontro que visa a implantação de sistemas de videomonitoramento entre cidades da Serra

Os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua garantiram nesta semana a adesão ao projeto regional de cercamento eletrônico. O prefeito de Flores, Lídio Scortegagna; e o gestor de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, participaram no dia 3 de julho de uma reunião para a apresentação do Sistema Integrado de Segurança Municipal (Sim-RS), projeto do governo do Estado que pretende implantar a proposta em oito cidades da Serra (Flores da Cunha, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, São Marcos e Ipê) para combater a criminalidade. Com um sistema interligado as cidades pretendem se comunicar entre si e monitorar furtos e roubos.

A proposta foi apresentada pelo coordenador Sim-RS, tenente-coronel Alexandre Aragon, a prefeitos, vereadores, secretários de segurança e demais representantes de municípios da região, em encontro na Prefeitura de Caxias do Sul. O próximo passo consiste na liberação do convênio para que os prefeitos assinem juntos à adesão. “Estamos trabalhando no planejamento desta ação em Flores da Cunha desde março, conversamos com diversas lideranças e apresentamos esta proposta inclusive para os vereadores e demais agentes de segurança pública. Fiquei muito feliz porque demonstra que estamos no caminho certo para reforçarmos o nosso policiamento”, destaca Scortegagna.

A partir da assinatura dos prefeitos, o governo repassará o convênio e o formato de implantação adequado. “Tudo tem que estar padronizado para ter a funcionalidade de integração. Mas objetivamente a nossa tecnologia já está adequada ao que a Brigada Militar exige”, cita o prefeito. Atualmente, Flores tem oito câmeras de vigilância com ligação por fibra óptica até a Central de Monitoramento, localizada no quartel da Brigada.

Em Nova Pádua, será assinado na próxima segunda-feira um contrato público-privado para a instalação e a manutenção de 11 câmeras para cercamento eletrônico do município. Os equipamentos começam a ser instalados na próxima semana. Os locais abrangem as principais vias de acesso à cidade, uma vez que três pontos terão sistema OCR, onde é possível identificar veículos por meio da leitura das placas. Inicialmente as imagens ficarão armazenadas na prefeitura e à disposição das polícias. “A abertura do sistema do Estado vem de encontro com as nossas iniciativas. Acredito que a vigilância por monitoramento sempre inibe a realização de delitos, porque os veículos estarão vigiados e isso traz mais segurança para a população. Somado com os dados do Estado é bastante positivo”, pontua o prefeito Boniatti.

Também participaram do encontro em Caxias o presidente da Câmara de Vereadores florense, Moacir Ascari (PMDB), e o vereador João Paulo Carpeggiani (PMDB).

O que é o Sim-RS

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios prevê o cercamento eletrônico como uma opção inteligente de combate à criminalidade. A proposta é integrar sistemas de videomonitoramento entre as cidades para que não se percam informações em casos de fugas de criminosos, utilizando o banco de dados da Procergs. Com isso, quando um veículo com registro de roubo/furto for flagrado circulando, a informação chega para a central, agilizando a abordagem policial. O sistema também permite que lombadas eletrônicas sirvam para fornecer informações sobre a circulação de veículos, e emitindo, por exemplo, sinais sonoros em caso de irregularidade para a central de monitoramento.

 

PETTER CAMPAGNA KUNRATH/DIVULGAÇÃO

 

Encontro reuniu lideranças regionais para conhecer o sistema de monitoramento. - Petter Campagna Kunrath/Prefeitura CS/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário