Política

Tempo de articulação política nas prefeituras de Flores e Nova Pádua

Gestores eleitos para o mandato 2017-2020 mantêm segredo sobre o secretariado

Os prefeitos eleitos de Flores da Cunha e Nova Pádua, Lídio Scortegagna (PMDB) e Ronaldo Boniatti (PSDB), articulam os nomes que integrarão suas equipes para o mandato 2017-2020. Entretanto, os dois gestores ainda mantém em segredo os nomes e os cargos do primeiro e segundo escalões, que incluem secretários e diretores. O que já está definido é que haverá mudanças em ambos os Centros Administrativos. Em dezembro, Scortegagna e Boniatti devem anunciar as equipes.

Reeleito com quase 70% dos votos, o peemedebista Lídio garante que, apesar da coligação formada por 11 partidos políticos, nenhum cargo foi prometido durante a campanha. Segundo ele, reuniões com presidentes das siglas, vereadores eleitos, secretariado atual, entidades e gestores estão sendo feitas para melhor definir a equipe de governo. “Desde o início, quando me propus a concorrer, deixei claro que nenhum cargo seria comprometido, apenas que os partidos estivessem comprometidos em fazer gestão para a comunidade”, diz o prefeito.

Apesar de nenhum nome ou cargo ser divulgado, Scortegagna afirma que haverá mudanças no Centro Administrativo Ângelo Araldi. A proposta é de que se mantenha o número de Cargos de Confiança (CCs) em torno de 50% (hoje são 53 CCs das 95 vagas existentes), como tem sido feito nos últimos quatro anos. “Vamos manter essa política de redução de CCs. Nesses últimos anos, procuramos sempre valorizar o profissional de carreira e motivá-los e, evidentemente, com isso economizamos recursos”, pontua.

Outra alteração deve ser no número de secretarias visando à redução de custos. Hoje, a Prefeitura de Flores da Cunha tem nove pastas (Obras e Viação; Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito; Educação, Cultura e Desporto; Turismo, Indústria, Comércio e Serviços; Agricultura e Abastecimento; Fazenda; Administração e Governo; Saúde; e Desenvolvimento Social). A intenção é fazer a fusão de duas secretarias, reduzindo o número para sete. “Queremos manter as atividades e sem prejudicar a comunidade, até porque as demandas têm aumentado em algumas secretarias. Por isso, neste primeiro momento, vamos usar um cargo menor ou uma diretoria e ver como será o resultado nos próximos meses de trabalho”, assinala o prefeito.

O secretariado também deve ter mudanças. Segundo o peemedebista, haverá alteração em grande parte dos cargos porque “entendemos que a oxigenação é necessária”. “Estou formatando a equipe, conversando e convidando pessoas. Tudo construído com um diálogo aberto e com o único objetivo de fazer o melhor para o município”, discursa.

 

Cenário mais delimitado em Nova Pádua

O cenário governamental em Nova Pádua está mais delimitado. Eleito em uma chapa única, formada por PSDB, PP, PMDB e PRB, Ronaldo Boniatti não tem definido os nomes de seus secretários, mas manterá as cinco secretarias existentes (Administração e Fazenda; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Obras, Serviços Públicos, Viação e Trânsito; e Saúde e Assistência Social) e o mesmo número de CCs (10). A negociação já estabelecida entre os partidos é de que uma secretaria ficará para o PSDB (Administração e Fazenda), duas para o PP (Obras e Agricultura) e duas para o PMDB (Educação e Saúde). Entretanto, os nomes serão anunciados apenas na metade de dezembro. “Queremos manter o que vem sendo feito, porque todos os gestores que passaram pela prefeitura tiveram o comprometimento de não ultrapassar o índice da folha de pagamento em mais de 30% do orçamento. E é isso que quero fazer, até porque não sei as dificuldades econômicas do próximo ano. Não é porque temos um partido a mais (PP), que vem agregar a administração, que vou criar mais cargos”, cita Boniatti.

O próximo passo é estabelecer um cronograma para que cada partido indique os nomes para compor o governo. O prefeito eleito pretende até dezembro ter a equipe definida para iniciar o planejamento dos próximos quatro anos. “A expectativa agora é formar a equipe para iniciar os trabalhos. Como estou na administração nos últimos oito anos, tenho um norteamento e sei onde investir, o que fazer, como está o orçamento. O que preciso fazer a partir de agora é compor a equipe para fazer o planejamento em cada área”, pontua Boniatti, que é vice-prefeito de Itamar Bernardi (PMDB).

Entre as propostas de governo, Boniatti dará continuidade aos trabalhos de asfaltamento nas comunidades; investirá na agricultura e no turismo; e focará na educação, com a abertura da nova creche e a intenção de municipalizar o ensino fundamental.

 

Lídio Scortegagna, reeleito com 70% dos votos, pretende reduzir o número de secretarias em Flores da Cunha. - Bárbara Lipp/Prefeitura de FC/Divulgação Ronaldo Boniatti, que atua há oito anos como vice-prefeito, pretende anunciar a equipe de governo na metade de dezembro. - Antonio Coloda/Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário