Política

Eleições 2016 - Roberta Verdi: “Queremos pessoas beneficiadas antes das obras”

A advogada e doutoranda Roberta Verdi (PP) disputa a primeira campanha eleitoral com discurso de política renovada

Florense de nascimento e coração. De infância rodeada pela colônia, pela lida com animais e a vivência com os avós e o tradicionalismo gaúcho. Adolescente estudiosa, envolvida com as típicas danças italianas e de contato forte com a música, nunca se esquecendo dos rodeios cercados pela família. Ainda no ensino médio, escolheu a profissão da qual iria seguir. Avessa a injustiças, escolheu o Direito e avançou para uma trajetória dedicada aos estudos. Aos 22 anos concluiu sua graduação, iniciou a pós-graduação, o mestrado e no final deste ano pretende concluir o doutorado no qual desenvolve pesquisa sobre Qualidade Ambiental. Advogada e professora universitária, aos 31 anos Roberta Verdi decidiu que queria fazer mais pelos florenses. No próximo domingo, dia 2 de outubro, ela é opção nas urnas para assumir a Prefeitura de Flores da Cunha.

“Estou me sentindo muito feliz. Estamos na reta final com um projeto de campanha que deu certo e estou na melhor parte da caminhada.” Assim resume a candidata Roberta entre um compromisso e outro da última semana de corrida eleitoral, além das aulas na Universidade de Caxias do Sul (UCS) – ministra disciplinas de Direito e de três pós-graduações da área. Ao lado dos pais, a dona de casa e massoterapeuta Marilene Maurina Verdi e o caminhoneiro Ermenegildo Verdi, Roberta valoriza a oportunidade de expor sua forma de ver a política em favor das pessoas. “Temos essa visão do coletivo e de que a política pode mudar a vida das pessoas. Não é a sede de estar no poder, mas sim de poder aplicar nosso conhecimento pelo coletivo. Uma proposta diferenciada, mas com fundamento, que pode ser cumprida, vai fazer a diferença ao longo de muito tempo, porque a prefeitura não é quatro anos, mas uma vida inteira de trabalho”, enfatiza a candidata que, além do apoio dos pais, em casa conta com a força dos irmãos Rodrigo e Eduardo e dos tios João e Valdete.

Para dedicar-se à campanha, Roberta está sendo substituída em algumas das disciplinas que ministra, das quais ela pretende retomar na próxima semana. Estudar e abraçar um objetivo são fatores presentes na vida. “Os estudos sempre tiveram prioridade, me preparei muito porque nunca gostei de perder tempo e o que eu faço me dedico ao extremo. Na sala de aula não é diferente, sei da importância do conhecimento na vida das pessoas, não importa o tipo de conhecimento. Quando uma pessoa se dedica, a mente dela vai se abrir e nunca mais vai voltar a o estado anterior”, acredita Roberta, que neste ano foi escolhida paraninfa. Além da formação em Direito, a candidata é pós-graduada em Processo Trabalhista, mestre em Qualidade Ambiental pela Feevale e doutoranda no mesmo tema.

Política para a comunidade

Filiada ao Partido Progressista (PP) desde setembro de 2015, Roberta envolveu-se com o último pleito municipal na elaboração de propostas e de uma política renovada que fortaleça o setor econômico e com ele pilares como saúde, educação e segurança. Nesta eleição, a experiência foi amplificada. “Sempre tive essa vontade de fazer mais pelos outros, então, de certa forma me vi sim nesse papel de candidata. Esse período é uma grande escola, onde podemos perceber a realidade da cidade, aquela que está fora do seu dia a dia, e se percebe também que se tem muito no social para ser resolvido. Não podemos achar que a cidade está boa porque ela está bonita. Queremos que as pessoas sejam beneficiadas antes das obras”, sustenta a progressista.

Além de propostas voltadas para as pessoas, outra bandeira de campanha levantada por Roberta e sua coligação ‘Aliança Flores é Mais’, com PP e PDT, é a renovação da política. “Desde o momento em que entrei na política, entrei para ver apenas os pontos positivos e essa experiência está sendo maravilhosa. Tenho falado de uma política renovada, e isso não é trocar todos os políticos, é fazer com que as pessoas vejam a política de uma forma renovada. Não podemos simplesmente dizer que político é tudo igual e que a política vai ser sempre a mesma. Podemos fazer diferente. Tudo o que vivemos e respiramos é política”, diz Roberta, observada atentamente pelos pais. “Tenho orgulho dela e estou confiante”, adianta a mãe Marilene. “E eu tenho orgulho dos eleitores que vão votar na Roberta”, complementa o pai Ermenegildo.

 

Luiz Antônio: experiência no Legislativo

Eleito vereador em 2012, Luiz Antônio Pereira dos Santos, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha em 2015, cargo que exerce até o final deste ano. Sua trajetória política iniciou em 2007, quando concorreu a um posto na Casa Legislativa e foi suplente. Em 2011 filiou-se ao PDT, sigla da qual indicou seu nome como candidato a vice-prefeito pela coligação ‘Aliança Flores é Mais’, ao lado do PP. No Legislativo, ajudou a viabilizar a instalação da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e criou leis como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS, antigo ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para profissionais liberais e a isenção da taxa de inscrição de concursos públicos para pessoas de baixa renda. “Durante esses últimos quatro anos fiz 12 projetos de lei, seis deles aprovados. Trabalhei dentro da Câmara para dar andamento e liberações a todos os projetos que passam pela Casa, entre muitas outras ações importantes”, valoriza Santos.

Iniciativas do candidato passam ainda pela educação, com a busca pelo incentivo de projetos esportivos para crianças e adolescentes, utilizando espaços como o Ginásio Poliesportivo. “Faço política porque gosto e tenho feito um importante trabalho na Câmara, de política limpa e voltada para as pessoas. Estamos hoje pleiteando a administração porque acreditamos nisso. Aceitei o desafio de estar ao lado da Roberta Verdi, representando esses dois grandes partidos que já administraram, já fizeram obras e da qual queremos trabalhar para todos. Estamos capacitados e preparados para assumir essa administração e fazer mais”, propõe o candidato de 53 anos.

Luiz Antônio é filho de Luiz Carlos Pereira dos Santos e Neusa Josefina Borghetti dos Santos, é natural de Flores da Cunha e por oito anos morou em Maceió (AL) com a família e a esposa Isabel Passarin. Há 18 anos o casal retornou para a cidade natal onde criou os filhos Gustavo e Marco Antônio. Luiz é médico veterinário formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).

 

 

A candidata progressista Roberta Verdi recebe o apoio diário dos pais Marilene e Ermenegildo Verdi. - Camila Baggio/O Florense O candidato a vice-prefeito Luiz Antônio Pereira dos Santos destaca projetos de sua autoria dentro da Câmara de Vereadores. - Camila Baggio/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário