Política

Eleições 2016 - Lídio Scortegagna: “Temos certeza que trabalhamos pela comunidade”

Aos 47 anos, Lídio Scortegagna, que foi quatro vezes vereador, busca a reeleição focado no diálogo com os florenses

Pergunte ao candidato à reeleição pela coligação ‘Flores Unida’ (PMDB, PSB, PSD, PTB, PT, PRB, PTdoB, PCdoB, PTC, DEM e SD) e atual prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB), qual a melhor parte de uma campanha política e ele não titubeará na resposta: “Quando você chega nos locais e vê o carinho das pessoas, a receptividade e a alegria. Isso nos fortalece todos os dias e nos mostra que estamos no rumo certo”. Aliado a isso, está o orgulho de nos quatro anos que esteve à frente da prefeitura ter trabalhado num governo focado no diálogo com a comunidade. “Foi de forma transparente, olhando nos olhos das pessoas, atendendo de forma igual, de portas abertas e sem muita frescura, porque é o nosso jeito de trabalhar. Buscando soluções e com uma conversa franca, sendo dizendo sim, ou quando tinha que dizer não”, afirma Lídio.

Nascido no Travessão Alfredo Chaves em 1969, aprendeu com os pais José Scortegagna (falecido) e Sirlei Terezinha Scortegagna a importância do trabalho na agricultura e do espírito comunitário. Ingressou na política jovem – aos 22 anos filou-se ao PMDB e candidatou-se a vereador com o propósito de lutar por melhores condições de vida para a comunidade. Elegeu-se em quatro mandados consecutivos (de 1993 a 2008) e licenciou-se, em 2005, para assumir a Secretaria da Saúde. Com a política, sempre conciliou os trabalhos no cultivo das videiras.

Casado com Beatriz Trentin Scortegagana há 17 anos e pai de João, 15 anos, e Carlos, 13 anos, concorreu em 2012 ao cargo de prefeito de Flores da Cunha. Elegeu-se com 7.128 votos e busca agora uma reeleição, por acreditar no trabalho desenvolvido e nos avanços que conseguiu nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. “Temos certeza que fizemos um trabalho voltado para a nossa comunidade e a experiência adquirida ao longo da vida e dos últimos anos nos habilita a concorrer novamente. Sempre estivemos envolvidos com as causas sociais e com a sociedade. Eu ouvi as pessoas me dizerem que nunca tinham visto um prefeito ir na sua casa em época não eleitoral e foi isso que fizemos. Preparamos um caminho para poder dar continuidade e prosseguimento aos projetos, sempre focados nos interesses do município. Construímos um percurso para que pudéssemos estar aqui hoje pedindo para ser prefeito novamente”, pontua.

A decisão de concorrer mais uma vez teve o apoio e a torcida da família. A esposa Beatriz está sempre ao seu lado e os filhos João e Carlos o auxiliam nas redes sociais e o acompanham nos comícios. Para se dedicar à campanha – mais curta nesse ano –, tirou um mês de férias da prefeitura. “Na eleição passada eu era candidato a prefeito e nessa sou prefeito e candidato a reeleição, por isso é um pouco diferente. Hoje tenho uma bagagem, mas também a responsabilidade de continuar decidindo o destino do município. Por uma questão de princípios e valores fiz questão de tirar férias. Entendo que não posso cobrar dos outros o que eu não faço”, diz.

Com formação em técnico de contabilidade, Lídio conhece bem o orçamento municipal e afirma que todas as obras concluídas estão pagas. Entre as suas bandeiras de atuação, pretende dar continuidade aos trabalhos executados na saúde e na educação, mas focará ainda mais na segurança pública. Entre as propostas, a instalação de mais câmeras de videomonitoramento (atualmente são nove), criação da guarda municipal de trânsito para auxiliar a Brigada Militar (BM), aumento no auxílio moradia aos policiais e instituição de uma política educacional de segurança.

A dois dias da eleição, Lídio se diz confiante e agradece ao apoio e acolhimento da comunidade. “Faço política porque gosto e sempre digo na abertura de nossos encontros que a pratico com muita alegria e espontaneidade. Ciente do que falamos e tendo conhecimento sobre os números e o que pode e não ser executado, sempre buscando soluções e confiante que estaremos comandando a prefeitura nos próximos quatro anos”, afirma.

 

Almir Zanin: experiência positiva

Em time que está ganhando não se mexe. O ditado popular é o cerne da coligação ‘Flores Unida’. Ao lado do candidato Lídio Scortegagna está o seu atual vice-prefeito Almir Zanin (PSB) – atualmente exercendo o cargo de prefeito em exercício. Filho dos agricultores Tranquillo Zanin e Ivone Gregolin Zanin, Almir nasceu em 1969 em Marechal Cândido (PR), mas ainda criança mudou-se para Sananduva (RS). Aos 23 anos, começou a trabalhar como caminhoneiro e estabeleceu-se em Flores da Cunha, onde construiu sua trajetória de vida – tornou-se motorista autônomo – e envolveu-se com a política ao participar da fundação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município, em 2003.

Entretanto, a veia política já vinha de berço. Dois de seus cinco irmãos foram vereadores em Sananduva. Em 2008, assumiu a gestão da Secretaria de Obras no mandato do ex-prefeito Ernani Eberle, permanecendo na função até se aliar a Lídio Scortegagna em 2012, e concorrer como vice-prefeito. A parceria vitoriosa garantiu uma candidatura à reeleição. “Sempre continuei trabalhando porque não almejava nenhum cargo político. Aceitei o desafio como secretário de Obras e aprendi muito. Como vice-prefeito enfrentei mais um desafio. No começo foi difícil, mas formamos uma equipe muito boa que nos permitiu mostrar nosso trabalho”, explica Zanin.

A experiência como vice-prefeito foi única e deu a oportunidade para Zanin trabalhar junto com a comunidade e firmar uma parceria ainda mais forte com Lídio. “Aprendi muito e foi uma experiência muito boa. Como vimos uma aprovação do nosso governo a opção para se candidatar a reeleição foi automática, até porque Lídio e eu formamos uma parceria de irmãos. Somos parecidos, simples, humildes e focados no objetivo de trabalhar. Respeito muito o trabalho dele como prefeito”, pontua.

Casado com Márcia Sasso Zanin e pai de Jéssica, 19 anos, o candidato a vice-prefeito garante que a política deu a ele a oportunidade de ajudar as pessoas e por isso “vamos fazer o melhor numa campanha que foi limpa e transparente e que mostrou quem somos. Nosso trabalho será cada vez melhor com a experiência que temos”.

 

Lídio tem o apoio com a esposa Beatriz e os filhos João e Carlos. - Shamila Carpeggiani/Divulgação Almir Zanin: desafios como vice-prefeito. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário