Geral

Seminário debate desafios e alternativas urbanas

Resgate do espírito comunitário foi um dos temas abordados no evento ‘Cidades em Transformação’, realizado no Centro Empresarial de Flores da Cunha

Cerca de 150 pessoas de mais de 15 cidades gaúchas participaram nesta semana, dias 8 e 9, do Cidades em Transformação. O evento, realizado no Centro Empresarial de Flores da Cunha, teve como objetivo promover um diálogo entre diversos especialistas para compartilharem ideias e fomentar iniciativas inovadoras, além de sensibilizar as pessoas a respeito dos desafios urbanos e alternativas de inovação para o desenvolvimento das cidades.

Durante os dois dias, palestrantes apresentaram a teoria e a prática de estudos que vêm sendo desenvolvidos para dinamizar e transformar as cidades de médio e pequeno porte. “Há um consenso de que a implementação de alternativas inovadoras passa pelo resgate do espírito comunitário. Somente pela busca de soluções de consenso entre os diversos atores da sociedade atual será possível promover a cidade que atenda as expectativas de todos. A situação atual se encontra afetada pela existência de espaços públicos subutilizados, investimentos públicos sem planejando, ineficiência na gestão do território e falta de estratégias regionais, entre outros problemas. Tudo isso ocorre pela carência de cooperação e percepção das necessidades reais da sociedade”, salientou a engenheira civil Giovana Ulian, coordenadora do evento.

Entre as iniciativas apresentadas como estratégias positivas foram a promoção de consórcios entre municípios e a participação público privada para resolver questões como gestão de resíduos sólidos, atendimentos de saúde, saneamento, licenciamento ambiental, entre outros, os quais gerariam economia aos cofres públicos. Atividades paralelas como a Oficina de Geoprocessamento e a Maratona da Inovação também envolveram os participantes.

O seminário Cidades em Transformação foi promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional (Idemer), com o apoio do Projeto 2050, empresa Biossplena – Projetos Ecodinâmicos e a Rede Ibero Americana de Cidades Energicamente Eficientes (Urbenere). Foram patrocinadores Móveis Florense, Rede de Postos Sim, Safeweb – Segurança da Informação, Solaris Corretora de Seguros, Grupo Solaris, Magne Consultoria, Studio 10 – Pesquisa de Tendências de Comportamento, Moda e Mercado, Simples Soluções – Desenvolvimento Organizacional, Baah! – Acelerando Negócios, Warken Assessoria Empresarial e Aya – Gestão Ambiental.

 

Debates sobre temas urbanos envolveram cerca de 150 pessoas em dois dias. - Antonio Coloda/O Florense  - Antonio Coloda/O Florense  - Antonio Coloda/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário