Geral

Restauração transformará Casarão em espaço cultural

Prédio histórico localizado no interior de Flores da Cunha terá investimento de R$ 2,6 milhões numa parceria da prefeitura e das empresas Keko Acessórios e Fábrica de Móveis Florense

A manhã desta quinta-feira, dia 2 de abril, foi especial para quem conhece a história do Casarão dos Veronese, localizado no distrito de Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha. O imponente prédio em pedra marcado pelo passar dos anos serviu de cenário para a solenidade de lançamento e assinatura do início das obras de restauro deste que é o único bem tomado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphae) em Flores da Cunha.

O evento reuniu os patrocinadores da obra, que por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lic), tornaram possível a restauração – a Fábrica de Móveis Florense e a Keko Acessórios, além da diretora do Iphae do Rio Grande do Sul, Mirian Sartori Rodrigues; o assessor técnico da Secretaria Estadual da Cultura, João Tonuz; o prefeito florense, Lídio Scortegagna; e descendentes da família Veronese, entre outras autoridades.

O restauro do Casarão, obra datada de 1895, deve iniciar na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, e será feito pela Arquium Construções e Restauro, empresa de Porto Alegre. O valor da obra é de R$ 2,6 milhões. O Casarão dos Veronese será transformado em um centro cultural, resgatando a trajetória dos imigrantes italianos e seus hábitos. “Este é um momento único e histórico. Resgatar a nossa história e trajetória italiana é relembrar tudo o que foi feito para hoje sermos quem somos. Esta obra é a concretização de um importante legado para todo o Estado”, valorizou em seu discurso o prefeito de Flores da Cunha.


Trabalhos devem se iniciar na próxima segunda-feira. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário