Geral

Raymundo Paviani agora é o nome da sede da Câmara de Vereadores

Homenagem foi feita pelo legislativo florense ao único político que foi três vezes prefeito da cidade

“Eu não precisaria dizer nenhuma palavra. Só deveria dizer obrigado Deus, obrigado a todos que vieram aqui.” A frase de Raymundo Paviani, 89 anos, dita antes do seu discurso na Câmara de Vereadores na noite do dia 4 resume a simplicidade com que conduziu sua vida pública por 25 anos. Prefeito em três oportunidades (1951, 1963 e 1972) e vereador em outras três (1947, 1955 e 1959), Paviani, acompanhado de familiares e amigos, foi homenageado, quando a sede da Câmara passou a ser denominada Casa Legislativa Raymundo Paviani. O autor do projeto, aprovado por unanimidade pelo parlamento de Flores da Cunha, foi o vereador José Luis de Souza (PSB), o Zé do Brique.

Em seu discurso, Paviani contou que no dia 6 de dezembro completou 62 anos que ele assumiu a Câmara. “Dos sete companheiros daquele pleito, fui o mais votado e eleito o primeiro presidente. Eu nem conhecia o que era o nome vereador. Na minha presidência elaboramos a primeira Lei Orgânica do município”, disse. Sua vida política teve início aos 16 anos, quando o então menino franzino que vinha de Nova Pádua presenciou um comício da Ação Integralista Brasileira. “Eram os chamados camisas verdes. Eles disseram palavras que jamais esquecerei na minha vida: Deus, pátria e família. Foi assim que comecei. Em 1947 fui lançado vereador por Nova Pádua, e fui candidato porque o principal nome havia desistido. Obrigado a todos os vereadores que por unanimidade aprovaram o projeto, reconhecendo talvez aquilo que não fosse necessário reconhecer”, sentenciou seu Raymundo. Zé do Brique falou da satisfação em ter apresentado o projeto de lei. “Sei que depois do amplo debate, que é como devem ser tratados os assuntos de interesse da comunidade que tramitam nesta Casa, houve a sensibilização de todos os colegas para a importância do reconhecimento, em vida, àquele que se dedicou pelo engrandecimento de nosso município, como um administrador futurista, um legislador guerreiro que com muita eficácia soube transformar uma pequena cidade num grande município”, discursou. O vereador se mostrou orgulhoso em falar para o homenageado “porque na simplicidade do que somos, simples pedreiros, eu e o senhor, buscamos e sonhamos com as mesmas coisas, o melhor para nossa gente”.

Durante a solenidade, Zé do Brique salientou a dedicação da família Paviani, que por muitas vezes ficou em segundo plano, em função da comunidade. “Eles souberam entender a caminhada de seu Raymundo. Parabéns dona Esmerilda, filhos, filhas e demais familiares”, citou o parlamentar. A denominação, registrada em placa no hall de entrada da Câmara, será mantida em caso de construção de sede própria ou troca de endereço. Atualmente, o Legislativo está instalado no prédio do Centro Administrativo, que leva o nome do ex-prefeito Ângelo Araldi e pertence à prefeitura. Já a Sala de Sessões (plenário) faz homenagem ao ex-vereador Olindo Carlos Toigo. Poema de Agradecimento Por ocasião da homenagem da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha a Raymundo Paviani, atribuindo-lhe o seu nome à Casa, um dos filhos, Jayme, redigiu um poema, o qual foi lido pelo irmão, Carlos Raimundo:
A nós, nos cabe honrar A quem nos tem honrado Com suas ações e trabalho. O tempo passa, nossos passos Alargam o caminho Do passado e de futuro. O homem deixa suas marcas O jovem envelhece A jovem enruga a face Só as ações permanecem Como monumentos de humanidade. Dedicar uma casa, um edifício A quem é construtor por ofício É dupla homenagem Primeiro por reconhecimento Depois por fé e gentileza. Com os olhos da gratidão Recolhendo nobres exemplos Iluminamos nossa mente. E nessa hora tão intensa Com nossos pés no cotidiano Saudamos o tempo Construindo a história. A homenagem é merecida: A simplicidade e a humildade A aceitam com alegria. Que Deus nos proteja Em todos os atos da vida.
Destaques “Justa homenagem feita em vida ao Raymundo Paviani pela sua história. Este é um momento marcante proporcionado pelo Legislativo de Flores da Cunha. Ouvimos aqui uma história breve e longa, de atuação e de dedicação comunitária, e de uma família numerosa e bem sucedida. Sinto no olhar de cada pessoa um pouquinho de inveja da sua história, de tudo que o senhor fez. Que essa inveja possa significar exemplo.”
Deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB).
“Quero agradecer, seu Raymundo, por ser essa pessoa simples, em nome de toda esta Casa. Tenho muito orgulho, ao lado do colega Alexandre Scortegagna, de pertencer a mesma sigla que o senhor seguiu toda a vida.”
Felipe Salvador (PP), presidente da Câmara de Vereadores.
“Falo com orgulho, seu Paviani, porque na simplicidade do que somos, simples pedreiros eu e o senhor, buscamos e sonhamos com as mesmas coisas, o melhor para nossa gente.”
José Luis de Souza (PSB), o Zé do Brique, autor do projeto que denomina a sede da Câmara como Casa Legislativa Raymundo Paviani.
“Este dia é uma marca histórica para o município. Iniciou como agricultor, pessoa simples. Depois foi pedreiro. Sempre buscou o melhor para a família e foi exemplo, seja na vida particular ou na pública. Trabalhou 25 anos pelo município. Seu olhar analisava as coisas com simplicidade. Esse é o exemplo que temos de seguir.”
Domingos Dambrós (PSB), vice-prefeito de Flores da Cunha.
“Recebemos essa homenagem com orgulho e satisfação. Mas também queremos transferir parte dessa homenagem para nossa mãe, dona Esmerilda. Isso porque, em toda a carreira política do pai, ela foi sua companheira e teve muita compreensão com ele e com os filhos.”
Carlos Raimundo Paviani, representante da família.
Autoridades presenciaram descerramento da placa no hall de entrada do prédio. - Thelma Bebber
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário