Geral

Desconfie sempre dos prêmios fáceis

Mensagens de celular geralmente enviadas de presídios são usadas para aplicar golpes de estelionato

Quem dos milhões de usuários da telefonia móvel no Brasil até hoje não recebeu uma mensagem em seu celular, ou telefonema informando ter sido sorteado com algum bem, mesmo não tendo participado de nenhuma promoção? Ou ainda uma mensagem oferecendo empréstimo de dinheiro. Este novo golpe, difícil de ser combatido, está se espalhando rapidamente. A finalidade da investida é fazer com que a vítima compre alguns cartões de recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas.

Entre as modalidades mais utilizadas estão falsas promoções e concursos de companhias telefônicas, bancos, sorteios de carros, casas, e até mesmo facilidades para conseguir empréstimos sem burocracia. No entanto, para ter direito ao suposto prêmio a vítima precisa dar sua contrapartida, ou seja, fornecer em curto prazo de tempo, entre outras coisas (embalagens, códigos de barras de produtos), recarga de celulares pré-pagos e até mesmo depósitos em dinheiro.

A delegada Aline Martinelli, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Flores da Cunha, orienta os consumidores a não se deixarem levar por qualquer tipo de promoção ou oferta que peçam como contrapartida a realização de depósitos, compras de produtos ou recarga para cartão telefônico, entre outras solicitações. “As pessoas devem desconfiar da oferta de prêmios fáceis”, frisa. Além disso, a orientação é não fornecer dados pessoais, como número de CPF e RG, entre outras informações.

Segundo a policial, em 99% dos casos trata-se de um golpe de estelionato, em que a pessoa é convencida a entregar um bem, sem ser obrigada a isso. Ela destaca que tais mensagens, na maioria das vezes partem de celulares de dentro de presídios e de Estados distantes. De acordo com Aline, “é praticamente impossível apurar a autoria, porque os golpistas usam telefones e contas bancárias falsas”.

Conforme a delegada, os consumidores devem questionar a origem da ligação e solicitar outro número de telefone para ligar. No caso de dúvida, eles devem entrar em contato com o 0800 das empresas que supostamente estejam promovendo o concurso para saber se a promoção existe ou não.

Consumidores devem evitar e questionar origem dos contatos. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário