Geral

Clássicos à mostra na Praça da Bandeira

Neste final de semana ocorre o 13º Encontro de Veículos Antigos, desta vez no Centro de Flores da Cunha

Eles são objetos de desejo de muitas pessoas e carregam consigo o estilo de uma época que muitos não viveram, ou seja, são a representação da história. Estamos falando dos veículos antigos que despertam interesse tanto de adultos quanto de crianças. Neste final de semana, dias 5 e 6 de novembro, esses clássicos estarão à mostra para a comunidade de Flores da Cunha e da região numa programação especial. A Praça da Bandeira será palco para a 13ª edição do Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha. A programação contará com premiações de veículos, shows musicais e gastronomia (food trucks), tanto no sábado quanto no domingo (veja no quadro). A expectativa é de que mais de 200 veículos estejam expostos. A entrada é gratuita – apenas os expositores de veículos precisam fazer a inscrição com custo de R$ 40. Em caso de mau tempo o evento será transferido para o Parque da Vindima.

De acordo com o presidente do Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha, Alcione Molon, a realização no evento na Praça visa reunir mais pessoas. “Mesmo com muita divulgação a comunidade acabava não indo até os pavilhões pelo deslocamento e comodidade, então acreditamos que a praça nova irá reunir mais famílias para que possam aproveitar o dia. Isso também favorecerá o comércio, pois lojas, bares, restaurantes e cafés podem abrir suas portas”, destaca o presidente.

As primeiras edições do encontro foram realizadas em 1981 e 1982 como Salão do Automóvel. Somente em 2005, quando foi fundado o Clube de Veículos Antigos, o evento foi retomado. Nos últimos anos, o encontro se fortaleceu com a exposição de máquinas de outras cidades. A entidade conta com um acervo de mais de 50 veículos. “Temos por objetivo preservar o automóvel e sua história e o evento é também uma forma dos apaixonados conhecerem outros veículos, possam tirar os seus da garagem e se reunir para passar um dia diferente”, valoriza Molon.

O Encontro de Veículos Antigos estipula que os automóveis, caminhões e motos participantes devem estar em bom estado de conservação e que tenham 30 anos ou mais de fabricação. Não será permitido som automotivo na área do evento e apenas os veículos que pagaram a ficha de inscrição poderão ficar no espaço delimitado. As inscrições custam R$ 40 (com direito a um kit do evento). Informações pelo email clubeveiculosantigos@yahoo.com.br ou pelos telefones (54) 9184.4254 (Gilberto), 9997.6972 (Ricardo) ou 9905.3333 (Alcione).

 

Programação*

 

5/11 – Sábado

10h – Abertura para inscrições e exposição de veículos.

12h – Almoço livre.

16h – Show com Maicon e Pontel.

18h – Encerramento.

6/11 – Domingo

9h – Abertura para inscrições e exposição de veículos.

12h – Almoço livre.

15h30min – Premiação dos veículos por década e estilo e show com a banda Jokerman.

17h30min – Encerramento.

* Durante os dois dias haverá food trucks de chope artesanal, hambúrgueres, morangos especiais e espetinhos.

 

Paixão pelos ‘antigões’

Em 1968, o ator americano Steve McQueen estrelou o filme Bullitt, um clássico do cinema que ficou mundialmente conhecido por contar com um Mustang GT nas cenas de perseguição. Pois esse ‘antigão famoso’ será um dos veículos expostos no final de semana na Praça da Bandeira. O Mustang GT é o xodó do empresário e presidente do Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha, Alcione Molon, 46 anos. Com o Opala 1972 e o Dodge Challenger 1971, ele estará à mostra para os aficionados o conhecerem de perto. O veículo, adquirido por Molon em 2009, veio dos Estados Unidos e foi completamente restaurado – história essa que está retratada num álbum fotográfico que conta todas as etapas, do processo da compra até o veículo pronto. O Mustang GT 1968 tem direção hidráulica, ar-condicionado e câmbio automático. “Sempre gostei de carros antigos, é de sangue, pois meu pai era ligado a automóveis”, conta o empresário, que adquiriu o primeiro carro, um Ford Landau, em 1998.

A paixão pelo antigomobilismo é dividida hoje com a esposa Andréia Sogari Molon, 43 anos. Juntos eles fazem passeios, vão a encontros e repassam aos filhos Arthur, 12 anos, e Pietro, oito anos, a importância da preservação, da história e da valorização dos bens. “A Andreia me acompanha e incentiva nessa paixão por carros antigos. Isso é uma ‘cachaça’ saudável, até porque tenho prazer em fazer e me empenhar nesse processo para ver o resultado de como o carro vai ficar”, diz Alcione.

Cada veículo que ele adquire é retratado pela esposa num quadro. A parede na garagem da casa ostenta algumas obras. “O Mustang eu pintei antes mesmo de ficar pronto, mas eu gosto muito desse sentimento de nostalgia, da preservação da história e de viver uma época passada que o antigomobilismo proporciona”, opina Andreia.

 

Alcione e Andreia Molon dividem o gosto pelos veículos antigos. - Danúbia Otobelli/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário