Geral

A colheita que gera comemorações

Confira a programação cultural de Flores da Cunha e da região durante a vindima

Quando o cheirinho das primeiras uvas maduras começa a se espalhar pelas cidades da Serra Gaúcha, já se sabe que a colheita está próxima, e com ela chegam as programações especiais em alusão à vindima. Cursos de degustação, pisa de uvas, experiência de colheita, filós coloniais e outras atividades acontecem até o final do período da colheita em alguns municípios, até o final de março.

Em Flores da Cunha, a abertura oficial do É Tempo de Vindima ocorreu ontem, dia 18, na comunidade Nossa Senhora do Carmo, na propriedade de Fernandes Muraro, integrante do roteiro Compassos da Mérica Mérica. A programação segue com destaque para cursos de degustação, passeios de carretão, visitação às vinícolas, gastronomia e música. Na sexta, dia 26, haverá evento na Praça Nova Trento – a programação completa pode ser conferida aqui.

Nos municípios vizinhos a colheita também é festejada. Em Caxias do Sul, será realizada a Festa das Colheitas, de 26 a 28 de janeiro, no Parque de Eventos da Festa da Uva. Em Bento Gonçalves, a programação da Estação Vindima se iniciou ontem, dia 18, com evento na Vinícola Salton, e a programação segue até 18 de março. A cidade de Garibaldi apresenta o Veraneio da Vindima, que também segue até 18 de março. Em Nova Roma do Sul, é tempo de festa com a 13ª edição da La Prima Vendemmia, que ocorre de 26 a 28 de janeiro. Na programação, as principais atrações são shows com Claus e Vanessa, Papas da Língua e apresentação do humorista Iotti.

Para curtir

Maratona do Vinho

No dia 11 de fevereiro, o destaque é para a Maratona do Vinho, que passará pelos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Os corredores farão revezamento e pausa nos VinoStops, estabelecimentos da Estrada do Sabor que oferecerão aos competidores uva, suco, vinho, pão, queijo e salame. A distância é um pouco mais de 42km, com opção individual e revezamento. Os participantes recebem medalha e os cinco primeiros uma réplica da Pipa Pórtico, além de uma porcentagem do seu peso corporal em vinho. A inscrição custa R$ 150. 

9ª Mostra Flores e 6ª Feira Agroidustrial

No período de 24 fevereiro a 25 de março, em Flores da Cunha. A feira ocorre no Parque da Vindima Eloy Kunz e abre aos finais de semana, sábados e domingos, das 10h às 19h, com entrada e estacionamento gratuitos. Entre as atrações, feira de produtos, novidades do setor agroindustrial, passeios turísticos e degustação de vinhos.

Degustações

Diversas vinícolas da Serra oferecem degustação de produtos, visitações guiadas, jantares harmonizados e até participação da colheita de uvas e pisa – uma boa dica para quem deseja passar um final de semana diferente e participar efetivamente do período de colheita. É o caso das vinícolas Cristófoli (Bento Gonçalves – vinhoscristofoli.com.br), Cainelli (Bento – vinicolacainelli.com.br), Luiz Argenta (Flores da Cunha – luizargenta.com.br), Wine Garden da Miolo (Bento – miolo.com.br), Piquenique nos Vinhedos da Larentis (Bento – larentis.com.br), Vindima da Casa Valduga (Bento), Vinhos e Charcutaria (embutidos) na Pizzato (Bento – pizzato.net). 

 

 - Gilmar Gomes/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário