Economia

Seminário Agroindustrial debate o vinho colonial no STR

Evento paralelo à Mostra Flores é realizado na manhã deste sábado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No Parque da Vindima é realizada exposição de equipamentos

Sancionada em março de 2014 pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), a Lei 12.959/2014, que disciplina a produção e a comercialização de vinho por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, chamado de vinho colonial, ainda gera dúvidas entre os produtores. Para ajudar a disseminar informações sobre o tema será realizada neste final de semana a 5ª Feira Agroindustrial junto à 8ª Mostra Flores. O evento, com atividades no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e no Parque da Vindima Eloy Kunz, tem entrada gratuita. As inscrições para as palestras do seminário que tem como tema Inovação e Desenvolvimento da Agroindústria Familiar devem ser feitas a partir das 8h de sábado, no STR – os 100 primeiros a se inscrever ganham o almoço típico de cortesia.

Segundo o presidente do STR, Olir Schiavenin, a principal palestra será ministrada pelo enólogo e chefe do escritório da Emater-RS/Ascar de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, que falará sobre Projeto de Resgate, Valorização e Legalização dos Vinhos Coloniais. A norma que originou a lei de 2014 é oriunda de um projeto do deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas (PT), a qual determina que o vinho colonial seja fabricado com no mínimo 70% de uvas produzidas na propriedade rural familiar e na quantidade máxima de 20 mil litros anuais. Além disso, a elaboração, a padronização e o envasamento do produto devem ser feitos exclusivamente na propriedade do agricultor.

A palestra de Didoné será sucedida por um bate-papo com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), do Instituo Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetag-RS) e da Emater-RS/Ascar. No sábado e no domingo haverá exposição de máquinas no Parque da Vindima das 10h às 19h, envolvendo as empresas Lavrale, Tecnofrutt, LS Tractor, Unyterra, Agropro, Florença, Fontana e Mineração Florense – elas apresentarão tratores, empilhadeiras, colheitadeiras de uva, tombadores e insumos agrícolas.

O diretor da Terra do Galo Eventos, realizadora da Mostra Flores e do Seminário Agroindustrial, Ricardo ‘Bacana’ Vignatti, reforça que o evento é uma oportunidade para troca de experiências sobre os temas propostos, bem como para interação dos participantes com as 15 agroindústrias expositoras de Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Ipê, Antônio Prado, Canela e Tramandaí.

Na Mostra, além das opções em compras, o destaque é para o setor vinícola, com participação da Rota dos Altos Montes, da Câmara Setorial do Centro Empresarial, do roteiro turístico Compassos da Mérica Mérica e da Cooperativa Nova Aliança. A Mostra é realizada em parceria com o STR, Secretaria de Agricultura e Emater-RS/Ascar com apoio de Senar-RS, BRDE, Ibravin, SDR, Fetag-RS, Sicredi e Círculo.

 Antonio Coloda/O Florense

Olir Schiavenin (D), Stela Pradella, Ricardo Vignatti (E), Larissa Vedana e Clarissa de Quadros apresentaram ao editor do Jornal O Florense, Fabiano Provin, o tema do Seminário Agroindustrial.

 

Programação

 

8ª Mostra Flores e 5ª Feira Agroindustrial

Quando: até 19 de março, aos sábados e domingos.

Horário: das 10h às 19h.

Onde: Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha.

Quanto: entrada e estacionamento gratuitos.

Informações: www.mostraflores.com.br ou facebook.com/mostraflores

 

11/3 – Sábado

8h30min – Seminário da Agroindústria Familiar no auditório do STR.

10h – Abertura do Parque da Vindima Eloy Kunz com exposição de máquinas e distribuição de mudas de árvores nativas.

12h – Almoço bufê de comida italiana.

13h às 17h – Ação da Saúde do Círculo.

16h – Curso de degustação gratuito no Espaço Bon Vivant.

19h – Fechamento do Parque.

 

12/3 – Domingo

10h – Abertura do Parque com exposição de máquinas e distribuição de mudas de árvores nativas.

12h – Almoço bufê de comida italiana.

14h – Shows com Vilmar Andreis e Grupo Chimarrão e apresentação do DTG Herança da Tradição.

16h – Curso de degustação gratuito no Espaço Bon Vivant.

19h – Fechamento do Parque.

 - Arquivo O Florense/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário