Flores está mais segura?
Brigada Militar intensifica operações no Centro e no interior e resultado está em números positivos de abordagens
Nos últimos dois meses a comunidade de Flores da Cunha vem percebendo uma atuação mais efetiva da Brigada Militar no município. Desde o final do mês de junho, com a troca do comando da 2ª Companhia do 36° Batalhão de Polícia Militar, já foram realizadas mais de seis ações de policiamento ostensivo e comunitário na cidade e no interior. As operações, que têm sido constantes, fiscalizam endereços em horários alternados, abordam pessoas e veículos, e realizam visitas a estabelecimentos comerciais. Essa foi a proposta lançada pelo capitão Daniel Tonatto quando assumiu a Companhia: promover o policiamento preventivo no combate à criminalidade e o policiamento comunitário escolar, com a retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
De acordo com a Brigada Militar, neste período, as operações realizadas no município somaram mais de 800 pessoas identificadas, 500 carros abordados e 300 estabelecimentos visitados. Algumas das operações são a ‘Fecha Quartel’, onde os policiais das seções administrativas apoiam os PMS das atividades operacionais com a realização de fiscalização de trânsito, abordagem de pessoas e veículos em atividades ilícitas; na ‘Plano Tático’, por meio da análise criminal e do mapeamento do crime, o policiamento ostensivo da BM é direcionado, tornando-se mais perceptível para as localidades onde há mais incidência de cometimento de delitos contra o patrimônio e a vida; e a ‘Paz no Interior’, que é planejada no emprego de reforço de policiais militares para a realização de rondas e fortalecimento da segurança das agências e terminais bancários, a fim de inibir ações delituosas e, se necessário, realizar a repressão qualificada no enfrentamento destas ações criminosas.
De acordo com o capitão Tonatto, essas operações, por meio de abordagens e averiguações, têm o objetivo de fiscalizar e inibir delitos, além de fazer com que a comunidade se sinta mais segura. “Estamos intensificando as abordagens para que a população possa sentir a BM mais atuante e, ao mesmo tempo, prevenir infrações e diminuir os índices de criminalidade, mantendo a ordem e a tranquilidade pública. Comparado com o mesmo período do ano anterior, houve principalmente um aumento de pessoas identificadas, estabelecimentos visitados e veículos abordados, consequentemente, de maneira positiva, houve redução de atendimentos de ocorrências policiais”, ressalta.
O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Flores da Cunha, Itamar Brusamarello, também valoriza a participação ativa da Brigada Militar e afirma que o Consepro está auxiliando da melhor maneira possível com as demandas da BM. “Por meio das atividades que estão sendo realizadas, conseguimos mais equipamentos para o efetivo, além da aquisição de material de escritório e computadores, manutenção de viaturas, e amparamos os policiais com o auxílio permanência”, lista o presidente. Conforme Brusamarello, durante operações especiais, as demandas em alimentação também são pagas pela entidade.
A volta do Proerd
Interrompido há quase três anos por conta da redução do efetivo, a Brigada Militar (BM) de Flores da Cunha retomou no final do mês de agosto o Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd). Com mais de 8 mil crianças e adolescentes diplomados no município, o programa é uma atividade educacional preventiva que busca fortalecer a cultura da paz e a construção de uma sociedade mais segura, construindo nos jovens ensinamentos para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. Ao todo, serão 10 encontros de 50 minutos em todas as escolas do município, ministradas durante o período escolar pelas policiais militares Letícia dos Santos e Lisiane Fonseca da Rosa, designadas especialmente para a função. “Esses resultados de eficiência e de produtividade obtidos na atividade operacional de segurança pública na prestação de serviços à comunidade pela Brigada Militar no município, ocorre principalmente pela dedicação, comprometimento e profissionalismo do nosso efetivo policial”, valoriza o capitão Daniel Tonatto.
Efetivo em Nova Pádua
Desde o final de agosto, o Pequeno Paraíso Italiano conta com o retorno do efetivo da Brigada Militar, realizando policiamento nas ruas do Centro e interior. Uma viatura e dois policiais foram designados para aumentar a segurança da comunidade. Conforme o capitão Tonatto, o trabalho fixo dos policiais no município vizinho era necessário. “Esse policiamento comunitário é muito importante. O foco principal é estreitar a relação entre a comunidade e a Brigada Militar e ter uma maior interação para atender as demandas”, complementa o oficial.
0 Comentários