Geral

Radares desativados da ERS-122, no bairro Pérola, "estão em estudo", afirma Governo do Estado

Instalação dos equipamentos está prevista, em contrato, para janeiro de 2025, mas a localização das lombadas ainda não está definida.

Alvo de trocas de insinuações durante o período eleitoral, os radares de velocidade na ERS-122, no bairro Pérola, seguem desativados. Procurada pela reportagem, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) reforçou que aguarda uma decisão do Governo do Estado sobre a localização oficial dos equipamentos. Por sua vez, a Secretaria de Reconstrução Gaúcha afirmou que os projetos dos radares estão em estudo. Conforme a concessão, a instalação dos equipamentos estão previstas para o final de janeiro de 2025.

Procurado pela reportagem, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) não tem conhecimento sobre o tema. Pelo governo estadual, a questão é tratada pela Secretaria de Reconstrução Gaúcha, que emitiu uma nota curta e objetiva sobre a demanda florense. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria da Reconstrução Gaúcha informa que os projetos dos radares, ao longo de todas as rodovias do Bloco 3 de concessão, estão em estudo. Não há, no momento, a confirmação de locais onde serão instalados. A pasta ressalta que a obrigação da concessionária é implantar os equipamentos previstos em contrato em o final de janeiro de 2025".

Sobre os testes realizados, a CSG explicou, em nota, que "os fornecedores foram validados e agora seguirão prazo conforme contrato de concessão para entrarem em operação. O local para instalação dos dispositivos deve ser aprovado pelo Poder Concedente (Governo do RS). Pelo contrato vigente, a CSG tem até o fim de janeiro de 2025".

Questionada sobre como foram feitos estes testes, afinal os equipamentos raramente foram vistos ligados, a concessionária apenas respondeu que "os testes foram feitos entre setembro e outubro".

Por sua vez, a prefeitura de Flores da Cunha afirma que está em contato constante com a CSG para que as lombadas eletrônicas do bairro Pérola sejam ativadas o mais breve possível. Confira a nota municipal na íntegra:

"A administração municipal está em contato constante com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) para que as lombadas eletrônicas do bairro Pérola sejam ativadas o mais breve possível, reconhecendo a importância desses equipamentos para a segurança no trânsito.

Conforme informações da concessionária, a ativação depende de uma aprovação definitiva do Governo do Estado para que a ligação dos equipamentos e a sinalização sejam realizadas. 

Reiteramos nosso compromisso com a segurança dos moradores do local, como fizemos ao solicitar prontamente o retorno das lombadas após o episódio da retirada dos equipamentos. Continuaremos cobrando um retorno ágil da CSG para que as lombadas estejam em pleno funcionamento o quanto antes". 

Radares de velocidade utilizados para testes seguem desativados na ERS-122 - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário