Enólogos celebram trajetórias e desafios no universo do vinho
Separados por um sobrenome, os enólogos André Gasperin e André Donatti compartilham um pouco de suas trajetórias profissionais no mundo do vinho
O dia do enólogo é comemorado anualmente em 22 de outubro. Foi nesta data que em 1959 foi criada no Brasil a primeira escola de Viticultura e Enologia, em Bento Gonçalves. Anos mais tarde, na mesma data, foi criada a Associação Brasileira de Enologia (ABE), em 1976, entidade que congrega os profissionais da enologia no país.
No mês de novembro, que iniciamos há poucos dias, a Cooperativa Vinícola Nova Aliança completa 95 anos de fundação. Para comemorar estas duas datas, trazemos um pouco da história de dois enólogos que, coincidentemente, tem o nome de André e sobrenomes Gasperin e Donatti.
O enólogo da NOVA
André Gasperin é o gerente Técnico da Cooperativa Nova Aliança desde setembro de 2023. Em pouco mais de um ano, desde que assumiu esta função, vem apresentando importantes avanços na qualificação dos produtos da Cooperativa que congrega mais de 600 associados. Sob a marca “NOVA” a empresa tem apresentado ao mercado, desde agosto de ano, sua nova linha de vinhos finos e espumantes, elaborados ou engarrafados neste novo conceito de produção.
— Os primeiros meses foram para conhecer o que tínhamos de instalações, equipamentos e estoques e, a partir daí, de acordo com o planejamento da gestão 2023 -2027, iniciamos uma reestruturação que precisava ser feita, tanto na linha de pensamento, como nos produtos e no posicionamento de mercado. A parte que me cabe, na enologia, a gente vem trabalhando num conceito, que parte do produtor associado, onde estamos identificando potencialidades, o que se pode melhor produzir em cada região — explica o enólogo da Nova Aliança.
Gasperin comanda uma equipe com quatro enólogos e quatro engenheiros de alimentos, em três unidades produção – em Flores da Cunha, Farroupilha e Santana do Livramento. Também integram a equipe outros quatros agrônomos, responsáveis pelo atendimento e assistência técnica junto aos produtores.
O enólogo conta que a partir da safra de 2024, que foi desafiadora, tem recebido apoio da direção da cooperativa que aprovou investimentos em insumos e produtos enológicos de qualidade, uma nova linha de engarrafamento e autoclaves para dobrar e qualificar a produção de espumantes. Outra estratégia foi isolar uma pequena quantidade de produtos em estoque que não estava nos padrões e destinar a outras finalidades.
— Como profissional, sempre fui muito motivado pelo desafio, quanto maior o desafio, maior a motivação. Quando fui convidado a este desafio pensei bastante, mas vi que seria um trabalho em equipe. E pelo fato de ser cooperativa, com quase 100 anos, percebi que poderia contribuir com esta história — complementa Gasperin.
Marca NOVA para vinhos finos e espumantes
Sob a NOVA estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, uma marca guarda-chuva que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes da Cooperativa Nova Aliança. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos. Para o CEO Heleno Facchin, a chegada da NOVA consolida a maturidade da Nova Aliança.
— Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo — afirma Heleno.
Enólogo do ano
Desde 2004, a ABE realiza a escolha do Enólogo do Ano. Neste ano, o resultado foi divulgado em evento comemorativo ao dia do enólogo, em 25 de outubro, resultando na escolha de André Donatti, gerente-geral da Vinícola Campestre. Com mais de 20 anos de experiência em Enologia, André Donatti foi eleito pelos colegas de profissão associados à ABE.
Licenciado em Química pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduado em Gestão de Produção Industrial pela Uninter e Sommelier Internacional pela UCS-FISAR, Donatti não estava presente no evento e, por isso, ainda não recebeu o troféu das mãos do presidente, enólogo Ricardo Morari. Mesmo assim, a diretoria surpreendeu a todos fazendo uma vídeo-chamada para dar a notícia ao enólogo que está na Itália participando de uma imersão de qualificação na Sicília com passagens por Universidades, centros de pesquisa e de desenvolvimento, além e visitas técnicas na região.
A interação foi compartilhada ao vivo com todos em pleno evento, que puderam testemunhar a emoção de Donatti ao receber a informação oficial. André Donatti acumula experiência com uma trajetória profissional com passagens pela Itália, França e Portugal em viagens técnicas de aperfeiçoamento na área de vinhos. Também já atuou em outras vinícolas gaúchas como Cordelier, Cooperativa Aliança e Cooperativa Garibaldi.
0 Comentários