Florenses relatam os benefícios da convivência com seus pets no enfrentamento dos problemas de saúde
Os cães Sol, Chico Bento e Princesa Cecília auxiliam o ex-prefeito Alberto Oliveira e a professora Marina Molon em seus diagnósticos de diabetes e doença renal crônica.
O ex-prefeito Alberto Oliveira, 68, é uma testemunha dos benefícios para a saúde de ter um companheiro animal. Sua rotina é entrelaçada com a do seu dócil golden retriever, Sol. A companhia em tempo integral é um apoio a lidar com a diabetes, diagnosticada há 16 anos. Além do controle da medicação e alimentação, Oliveira precisa fazer exercícios físicos. É neste momento que o cão faz a diferença.
— O Sol me ajuda porque facilita que eu faça os exercícios. Ele não me obriga, pois eu tenho que me organizar para isso, mas, como está sempre comigo, gosto de caminhar com ele, e isso acaba se tornando uma das precauções importantes para quem tem diabetes. Dos cães que já tive, ele é o melhor disparado em termos de companhia.
A professora Marina Molon, 33, concorda sobre os benefícios desta lealdade dos pets e o afeto que eles demonstram aos seus donos. Ela é tutora de dois cães, Chico Bento e Princesa Cecília.
— Costumo dizer que fui eu que os adotei, mas quem me salvou e salva todos os dias são eles. Nosso vínculo, acredito, é de outras vidas. O olhar deles, a lealdade, o carinho e, muitas vezes, a compreensão.
— Só posso dizer que preciso de muitas vidas para retribuir todo o amor que recebo. Sempre sinto o apoio emocional neles, tanto para a ansiedade quanto para minha doença renal. Estar ao meu lado, me esperar no portão, fazer brincadeiras, pular... tudo isso me dá força para seguir em frente — declara.
A professora sofre com uma doença renal crônica e encontra em seus animais de estimação motivos para continuar vivendo.
— Muitas vezes fiquei internada e me mantive forte pela família, claro, mas também muito por eles. Chico e Princesa são meus motivos para não desistir — afirma.
Marina faz questão de destacar as inúmeras vantagens de ter um animal em casa, como o amor sem julgamentos, a diversão e a alegria.
— A importância de tê-los por perto é que eles são como filhos para mim. Quem gosta de pets sabe (o que isso significa). Eles diminuem a solidão. Você sabe que sempre terá alguém te esperando com amor, carinho, lambidas e brincadeiras. Isso preenche o nosso coração de alegria. Chico e Princesa me dão coragem e esperança — manifesta.
0 Comentários