Política

Azul é unanimidade nas campanhas eleitorais à prefeitura de Flores da Cunha

Escolhas dos pigmentos refletem as propostas e as visões de futuro dos candidatos

O azul domina as campanhas a prefeito de Flores da Cunha. No cenário eleitoral, as cores são mais uma ferramenta na construção de identidade e transmissão de mensagens. E a análise das campanhas florenses apresenta esta unanimidade visual: o azul.

A escolha sugere que a intenção é passar mais confiabilidade, segundo a professora de Semiótica nos quatro cursos de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Dra. Ivana Almeida da Silva.

— Creio que a busca de sentido, em termos semióticos, deve ter sido essa. (Azul) é a cor que transmite com eficácia um caráter de formalidade e atitude ética, sendo a opção também em muitos ambientes corporativos, especialmente nos tons mais escuros — considera.

Por ser uma cor que não é normalmente encontrada na natureza, a professora relembra que o pigmento azul já foi considerado o mais caro do mundo.

— O azul passou a ser uma cor associada à nobreza. Temos inclusive a expressão “sangue azul”. O azul é uma cor fria, calmante e transmite bem-estar. Ao fitar-se o azul puro o ritmo cardíaco e a respiração diminuem. Essa é uma cor que em seu lado positivo inspira segurança, confiança, lealdade e compromisso — destaca Ivana.

Além deste pigmento, as campanhas florenses trazem outras cores de muito significado no recente cenário eleitoral. O verde e amarelo, da bandeira do Brasil, e o roxo (ou lilás), que é símbolo de valorização das mulheres e conscientização pelo fim da violência doméstica.

A professora Ivana aponta que o pigmento roxo também faz alusão à inteligência, à criatividade, à transformação e está associada ao poder.

 

Flores Melhor para Todos

A campanha de César Ulian (PP) e Marcio Rech (PL), da coligação Flores Melhor para Todos, destaca-se pela utilização do azul predominantemente, com detalhes do verde e amarelo.

A manifestação da coligação afirma que o verde simboliza a riqueza das vinícolas e pomares da região, enquanto o amarelo remete ao brilho da prosperidade local. O azul, por sua vez, representa um céu de possibilidades infinitas. 

— Além das cores da bandeira do nosso país, o verde, o amarelo e o azul são a essência do nosso patriotismo municipal, um chamado à continuidade do progresso. Representam a força da direita legítima. Estas cores carregam consigo o peso da nossa história local e a promessa de um futuro ainda mais pujante, fundamentado nos valores da comunidade e na busca incessante pelo bem-estar de todos os florenses.

 

Flores Pode Mais

A coligação Flores Pode Mais, dos candidatos Lídio Scortegagna (MDB) e Dudu Heberle (PSB), também adota o verde, amarelo e azul, mas com ênfase em suas conotações históricas e culturais.

Felipe Andreola, coordenador da campanha, destaca que o verde representa a fertilidade da terra e a sustentabilidade. Além de estar presente nas bandeiras nacional, estadual, municipal e da Itália. O amarelo também remete a momentos marcantes da trajetória política do MDB, enquanto o azul, segundo ele, simboliza eficiência e acolhimento.

— As cores foram escolhidas para representar duas características marcantes de Lídio: sua prestatividade e excelência como gestor. Juntas, essas cores formam uma identidade vibrante e harmoniosa que transcende divisões. Estamos abraçando um novo caminho: de união e amor por Flores da Cunha acima de tudo.

 

Republicanos

Na campanha de Moacir Ascari Fera e Sandra Camargo, do Republicanos, a escolha do azul e do roxo traz uma abordagem distinta. Fera explica que as cores foram escolhidas para simbolizar a aproximação e a harmonia em tempos de polarização. A intenção era fugir de linhas ideológicas e partidárias e contemplar o equilíbrio de uma gestão feita pelo ex-vereador e da única mulher candidata à majoritária nesta eleição.

— Azul e roxo, embora cores diferentes, são próximas no espectro cromático. Em tempo de ódio e ataques, o azul claro remete à tranquilidade e harmonia. É como acreditamos que a política tem que ser: próxima, leal e para todos. Já o roxo traz um toque de elegância, valorizando a beleza e o charme da nossa cidade; a tranquilidade que quero que vocês tenham de que farei um ótimo trabalho e a paixão que sinto por nossa cidade. 

 - Reprodução / Campanhas Flores Melhor para Todos, Flores Pode Mais e Republicanos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário