Geral

Projeto 'Terra do Galo' de Alessandro Dornelles resgata centenário florense

Compilado composto pelos poemas A Partida e a Chegada, A Nova Pátria, Capitão Joaquim e Terra do Galo está disponível no canal do YouTube do poeta

O projeto Terra do Galo, do poeta Alessandro Dornelles, enfim, está disponível na íntegra no YouTube. O compilado, que reúne quatro obras, conta com a participação do violonista Lucio Yanel e homenageia o centenário florense, retratando a trajetória de perseverança dos imigrantes italianos através dos versos. O quarto lançamento, intitulado Terra do Galo, aconteceu pouco antes da Semana Farroupilha e descreve como é o município nos dias atuais.

Dornelles explica que o compilado poético foi idealizado para narrar a história da imigração italiana, desde a desafiadora viagem de 30 dias até a chegada e evolução da Terra do Galo. O autor utiliza estrofes em oitava e décima, inspirado no estilo do payador e poeta Jaime Caetano Braun, uma de suas grandes referências.

— Trazemos toda essa história através desses quatro poemas. Este último, “Terra do Galo”, reflete a Flores da Cunha atual e as imagens são mais recentes. Busco um resgate contemporâneo, enquanto os outros poemas (A Partida e a Chegada, A Nova Pátria e Capitão Joaquim) tentam mostrar a história que os antepassados nos deixaram — resume

O são-borjense defende que a obra como peça de preservação da cultura florense e buscou um formato inovador neste projeto audiovisual.

— Toda a história é importante porque um povo sem memória, que não preserva sua cultura, perde um pouco de sua essência como comunidade. Este projeto foi elaborado para preservar a cultura e a herança histórica italiana. Não sou italiano, sou de São Borja, mas quis, por esse trabalho, fazer esse resgate de forma diferente, que até então ninguém tinha feito. Meu intuito é resgatar tanto a história em si quanto a literatura de Flores e a parte arquitetônica que ainda resta da imigração — esclarece. 

Para compor os versos em formato audiovisual, Dornelles leu mais de 1,8 mil páginas de livros de historiadores locais, como Floriano Molon e Claudino Boscatto, para homenagear o centenário do município que mora há uma década. O poeta, que equilibra seus versos com o dia a dia como motorista da Secretaria Municipal de Obras, comemora a repercussão de sua arte.

— O retorno, quando se trata de inovação na arte, poesia e audiovisual, é um processo mais lento até o público compreender todo o material. Mas, estou muito feliz com a repercussão. Estive em várias rádios e recebi um convite do piquete Tramela de Barro para prestar uma homenagem ao centenário de Jaime Caetano Braun, ao lado de Cássia Abreu, que canta várias canções ativistas. Infelizmente, não pude comparecer, mas esse convite surgiu da repercussão e da importância desse resgate — conta.

Parabéns de Molon

Outro momento de felicidade de Dornelles foi receber os parabéns do historiador Floriano Molon, uma das principais fontes para suas pesquisas.

— O feedback do projeto é maravilhoso. Tive esta satisfação de receber uma mensagem do Floriano Molon, que disse: "Bah, Alessandro, teu projeto é muito lindo, parabéns, como você fez, muito bem elaborado". Respondi que tudo isso não parte de mim, mas da contribuição de vocês, historiadores que deixaram sua marca na literatura local, contando a história dos imigrantes italianos. Se hoje recebo parabéns, devo parabenizá-los também por ter deixado esse legado. Recebi também uma mensagem do Mano Lima, em referência a esse trabalho — comemora.

Os quatro poemas do compilado poético Terra do Galo foram viabilizados pela Lei Paulo Gustavo. A obra está disponível em áudio e vídeo no canal do YouTube do artista.

— A minha expectativa é deixar para esta geração, e para minha filha, um legado de história, assim como Floriano e outros autores deixaram. Espero que o público assista, goste do projeto e busque preservar o que seus antepassados deixaram — finaliza.


 

Na obra, Dornelles conta os acordes de Lucio Yanel - Cassio Henrique, divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário