Política

"A decisão é democrática", considera Lídio Scortegagna sobre o resultado das eleições

Com 38,63% dos votos e uma jornada baseada no diálogo, ex-prefeito afirma que fez tudo que podia ao longo da campanha eleitoral

A dedicação de quem já ocupou a cadeira da prefeitura duas vezes não foi o bastante para o ex-prefeito de Flores da Cunha Lídio Scortegagna (MDB) ganhar as eleições de 2024. Essa é a primeira vez que o candidato da coligação Flores Pode Mais, que buscava o terceiro mandato à majoritária, não ganha a corrida eleitoral para o cargo.

Lídio apresentou uma proposta de governo baseada no diálogo e no contato direto com a comunidade, um pilar que sempre marcou a trajetória política dele. Com 7.620 votos, ele obteve 36,63% dos votos válidos, enquanto seu partido, o MDB, conseguiu manter suas três cadeiras na Câmara Municipal. Scortegagna, que já foi vereador, desejou sucesso aos eleitos no Legislativo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais ao lado do ex-candidato a vice-prefeito da mesma chapa Carlos Eduardo Heberle (PSB), conhecido como Dudu Heberle, Scortegagna demonstra compreensão pelo resultado democrático, agradece aos apoiadores e parabeniza os eleitos.

— Desejo sucesso para que o nosso município esteja acima de interesses políticos e partidários. É isso o que desejamos para os próximos quatro anos.
Essa foi a primeira vez que Dudu Heberle concorreu em uma eleição, seguindo os passos do ex-prefeito Ernani Heberle, presidente do PSB e pai do ex-candidato a vice neste ano.

— Foi uma experiência ótima, só (com) coisas boas, foi bem propositiva. Falamos muito de propostas, de ideias. Falamos muito do nosso plano de governo e chegamos ao final da campanha 100% — considera Dudu Heberle.

A estratégia de Lídio de estar próximo aos eleitores se concretizou ao longo da campanha, com visitas a diversos bairros. O ex-candidato enfatizou a importância de estar presente, ouvindo as demandas da população e apresentando propostas concretas para os desafios enfrentados pelo município. Segundo ele, a abordagem da campanha foi marcada por uma comunicação transparente, que buscou desmistificar informações distorcidas que circularam durante o pleito.

Ainda assim, o partido do candidato passou por dois reveses na Justiça Eleitoral e teve que conceder direito de resposta ao adversário. A primeira vez foi por conta de uma afirmação errônea sobre o repasse de recursos financeiros ser atrelado ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e a segunda vez estava relacionada ao número de CCs na prefeitura atualmente.

De acordo com o Scortegagna, houve um ambiente polarizado e cheio de ataques pessoais ao longo da campanha. Apesar da frustração, ele reforça o respeito pela escolha do eleitor.

Os planos para o futuro de Lídio incluem um breve descanso e a continuidade de sua vida política, que começou há 32 anos. Lídio não escondeu a vontade de continuar contribuindo com o município e assegurou seguir à disposição da comunidade.

 

"Fizemos tudo o que podíamos"

Como o senhor avalia a campanha eleitoral?
A campanha foi propositiva. Nós fizemos um trabalho como eu sempre fiz. À comunidade levamos propostas, fizemos uma união de partidos. Tivemos uma polarização grande no município de Flores da Cunha, tivemos várias calúnias e carimbos que foram implantados ao Lídio Scortegagna e que não são verdades, mas certamente respeitamos a decisão da comunidade. A decisão é democrática, como eu disse, vamos respeitar, trabalhar e continuar sendo o Lídio Scortegagna que sempre fui olhando para as pessoas da mesma forma, porque é assim que se faz política.

 

O que faltou para a vitória?
Talvez não faltou nada. Não faltou nada. Nós fizemos tudo o que nós podíamos. Fizemos um trabalho construtivo, levando mensagens. O que talvez eu diria é que a perspectiva nossa era uma, ouvíamos as pessoas, ouvimos os anseios, fizemos tudo o que podíamos, levamos todas as nossas propostas. O que faltou na verdade foram votos.

 

Quais são os planos para o futuro?
Tenho uma vida política e uma vida pública, que comecei há 32 anos e não mudei os meus posicionamentos.
A partir de agora, em um primeiro momento, eu vou descansar um pouco, recuperar a voz, mas eu estarei envolvido sim com atividades políticas, porque eu gosto. Faço isso por amor, faço isso por querer trabalhar com a comunidade.

Respeitamos o resultado das urnas e me coloco sempre à disposição de todos. Os próximos passos eu diria que vamos tomar junto com a minha família, como eu sempre fiz: ao lado da minha esposa e dos meus filhos dar continuidade a tudo isso, porque a vida segue e bola para frente. Certamente Flores da Cunha está acima de tudo.

 

A comunidade pode esperar ver o senhor como candidato a prefeito na próxima eleição?
Eu diria que o futuro a Deus pertence. Nós estamos sempre com boas ideias, temos a possibilidade de construir sim, ao la da comunidade e estar junto das pessoas como sempre fizemos.

A partir de agora vamos nos resguardar um pouco e depois vamos analisar todos os fatos com mais calma e mais serenidade, mas sempre olhando para as pessoas da mesma forma. Tenho a tranquilidade de dizer que fiz uma campanha levando as mensagens e a proposta de governo e trabalhando para o nosso município.

 

Quanto ao resultado da Câmara de Vereadores, como o senhor avalia?
Parabenizar os eleitos e desejar um bom trabalho. Já fui vereador e sei a importância do legislativo.


Há algum agradecimento ou recado que gostaria de deixar para os seus eleitores?
Gostaria de agradecer a todos que confiaram na gente, a todas as pessoas que depositaram o seu voto. Agradecer aos partidos políticos que acreditaram na coligação, que estiveram junto com a gente. Ao meu vice-prefeito, candidato Carlos Eduardo Heberle (PSB), (conhecido como Dudu Heberle), aos meus familiares e a toda a comunidade de Flores da Cunha. A partir de agora voltamos a nos unirmos como eu como sempre falei e continuo falando. Quero poder encontrar as pessoas, como sempre fiz. Ter o respeito e ser respeitado por todos, que é o principal objetivo da nossa vida.

 - Paola Castro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário