Geral

Você sabia que Evaristo sabe ler?

Projeto dos florenses André Costa e Wagner Dagort visa estimular a leitura e promover o debate de temas de forma bem humorada

Em tempos em que pouco se lê livros, e muito menos se discute sobre eles, um projeto é lançado em Flores da Cunha por meio das redes sociais para tornar a leitura mais dinâmica e discutir os pontos de vista dos autores de forma bem humorada e irreverente. O primeiro episódio da série Evaristo sabe ler foi lançado em abril, discutindo a obra Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, do jornalista e escritor Leandro Narloch.

O projeto é dos florenses André Costa, 32 anos, ou Andrezinho Luiz – como prefere ser chamado –, e Wagner Dagort, 25 anos. Evaristo é o personagem fictício de um cara que sabe tudo, uma espécie de guru. O nome e o figurino foram escolhidos por golpes de sorte e estalos de expertise nos momentos de construção da série.

Costa foi um dos idealizadores do podcast Colonews, que fez sucesso em 2011, e Dagort é ex-integrante do grupo teatral Fulanos de Tal. Os amigos juntaram talentos e no primeiro episódio falam sobre um livro polêmico que reavalia conceitos arraigados sobre a história do país. Sem deixar de lado, é claro, o humor característico em cenas produzidas como forma de ilustrar a conversa.

Não deixe de acompanhar o projeto no www.facebook.com/evaristosabeler; no canal do Youtube evaristosabeler e no Twitter @evaristosabeler. Confira a entrevista com um dos idealizadores do projeto.

 

O Florense: O que levou vocês a criarem este projeto?

André Costa: Escrevi um livro e foi um sucesso. Vendeu 70 cópias. Perdi algum dinheiro com isso. Recentemente fui um dos homenageados na Feira do Livro de Flores da Cunha. Os escritores da cidade foram chamados ao palco e lá de cima percebi que havia menos gente na plateia do que ao meu lado. Esse é o reflexo de um país que parece que tem mais escritores do que leitores. Infelizmente, 70 cópias ainda é sucesso. Eu percebi que preciso estudar mais para quem sabe um dia possa escrever um livro relevante. Atualmente, estou muito mais estimulado a trabalhar a formação de leitores.

 

O Florense: Como surgiu e qual o objetivo de ‘Evaristo sabe ler’?

Costa: Em 2011, eu e o Rodrigo Marcon, lançamos o podcast Colonews, que foi um sucesso. Mas ele tinha um foco mais local e misturava ficção com realidade. Cansei um pouco da ficção. Leio menos livros de contos e romances. Procuro mais por assuntos como história, filosofia, psicologia, economia e política. O Evaristo sabe ler surgiu quando eu convidei o Wagner Dagort. A gente conversava bastante e ele tem ideias semelhantes as minhas. Aos poucos fomos trocando livros e formatando o programa. Eu já curtia o trabalho do Wagner no teatro, quando ele integrava o Fulanos de Tal. Ele leva mais jeito para atuar e me dá muitas dicas também. Nosso objetivo é ler pelo menos um livro por mês, compartilhar conhecimento, despertar o senso crítico nas pessoas, nos divertir com as gravações e, quem sabe, ganhar algum dinheiro com isso. Queremos também mostrar para as pessoas que não gostam de ler o quanto isso pode ser prazeroso e fascinante.

 

O Florense: Já foi lançado o primeiro vídeo, a ideia é que tenha continuidade, como irá funcionar?

Costa: Sim. Lançaremos um vídeo no primeiro sábado de cada mês até o fim de nossas vidas ou até quando isso deixar de ser divertido.

 

 

Wagner Dagort é um dos protagonistas da iniciativa. - Youtube/Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário