Geral

Vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 13 de junho

Campanha foi ampliada pela segunda vez somente no Rio Grande do Sul, onde meta da população alvo a ser imunizada não foi atingida

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul foi prorrogada até o dia 13 de junho. A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 (gripe A), além de outros dois tipos sazonais. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais de 1,3 milhão de pessoas já receberam a dose, o que representa uma cobertura de 69,2% do público alvo. A meta é superar os 80%.

Em Flores da Cunha, até o dia 24 de maio, apenas 58% da população alvo estaria imunizada. O objetivo é imunizar 4.411 pessoas, porém, pouco mais de 2,5 mil procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação é realizada nos seis postos municipais: Nova Roma, Pérola, Mato Perso, Otávio Rocha, São Gotardo e Centro.

Em Nova Pádua, o percentual alcançado até a mesma data era de 57%. A meta é vacinar 569 pessoas. A imunização ocorre somente no posto de saúde central, das 7h30min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min.

A vacinação segue disponível para os mesmos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, crianças entre seis meses e menores de dois anos e gestantes. O término da campanha antecede a vacinação contra a poliomielite, que neste ano acontecerá em 16 de junho.

Além desses grupos, os doentes crônicos também podem receber a vacina, como rotineiramente acontece todos os anos, desde que com orientação médica e seguindo as políticas municipais para imunobiológicos especiais. A recomendação é de que pessoas com doenças crônicas respiratórias, metabólicas (como a diabetes), renais, entre outros, procure atendimento médico para avaliar a necessidade em receber a dose.

As crianças que ano passado não foram vacinadas e já receberam a primeira dose este ano devem voltar aos postos com 30 dias de intervalo para receber a segunda e garantir a proteção completa. Aquelas vacinadas ano passado, mesmo que apenas uma dose, tomam agora somente uma aplicação. (Com informações da assessoria de imprensa da SES).


 - Bruna Cabrera/Palácio Piratini/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário