Tipos de mobiliários disponíveis no mercado
Conheça a diferença entre móveis planejados, sob medidas e prontos, e aonde cada um pode ser utilizado
Se você está pensando em trocar a mobília de sua casa ou começar do zero, é importante saber sobre os tipos de mobiliário disponíveis no mercado. A primeira escolha deve ser entre móveis sob medida, móveis planejados ou modulados ou móveis prontos. Os móveis sob medida são os projetados a partir da medição in loco e produzidos especificamente para determinado cômodo ou espaço. Esses móveis são fixos e não podem ser movimentados. Já as fábricas que trabalham com móveis planejados ou modulados possuem módulos com medidas padrão. E os móveis prontos ou de catálogo são aqueles oferecidos em lojas físicas de decoração ou virtuais.
Conforme a designer de Produtos florense Paola Costa Fontana, a principal diferença entre móveis prontos e móveis planejados é a personalização do espaço. “Um móvel pronto atenderá a função básica dele (armazenar alimentos, guardar roupas, etc.), enquanto um móvel planejado será projetado de acordo com o espaço, com as características de cada cliente, podendo agregar sentimentos ao local. Tudo é feito de acordo com o sonho do cliente. A personalização é a essência do móvel, transformando cada projeto em único”, declara Paola, que atua nas empresas Difratelli Móveis, com móveis sob medida, Navarro Móveis, com linha de móveis soltos, e Selezione Decor, que produz a linha de quadros. O grupo ainda contempla a Varietá, que atende os marceneiros da região e todos os itens essenciais (chapas, bordas, ferragens e ainda plano de corte), e a Racionele Móveis Corporativos, que atua em projetos para ambientes comerciais e licitações. “Na linha da Difratelli Móveis conseguimos executar um móvel sob medida, pois toda nossa linha é editável, de milímetro em milímetro. Nesse contexto, agregamos os móveis soltos para complementar o ambiente e os quadros, harmonizando com o projeto dos planejados”, relata.
De acordo com Paola, é necessário planejamento financeiro para saber quando optar por móvel pronto ou sob medida/planejado. “O principal indicador é quanto o cliente pode dispor em investimento. A linha de móveis planejados ou sob medida requer medição, execução de projetos, conferência, montagem e acompanhamento desse processo todo. Enquanto o móvel pronto pula todas essas etapas, custando menos para o consumidor”, relata. Paola também destaca que a gama de marcas disponíveis hoje no mercado de móveis planejados/sob medida é imensa, podendo, mesmo sendo planejado e não pronto, atender a uma enorme variação de públicos.
0 Comentários