Um festival para os Melhores Vinhos de Flores da Cunha
Para engajar mais vinícolas e atrair novos públicos, prefeitura transforma o concurso dos Melhores Vinhos em um evento nos dias 23 e 24 de novembro.
Para atrair novos públicos e agregar mais vinícolas, o Melhores Vinhos de Flores da Cunha irá inovar nesta edição em 2024. No lugar de uma avaliação, a prefeitura anuncia um festival a céu aberto no Parque da Vindima Eloy Kunz. A expectativa é oferecer mais de 150 rótulos e atrair a atenção do turismo vitinicultura. Seis shows já estão confirmados para a programação dos dias 23 e 24 de novembro.
A mudança proposta pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação foi costurada com o setor nas últimas semanas. Com um evento gratuito para o público, a intenção é envolver mais vinícolas nesta edição. O formato de concurso municipal, realizado há 20 anos, tinha uma média de 25 vinícolas participantes — o que representa apenas 20% do setor produtivo florense —, segundo o secretário Tiago Centenaro Mignoni.
— Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha tem por objetivo de colocar a produção de vinho de Flores da Cunha em maior visibilidade. Dar uma oportunidade para as vinícolas de florenses ampliarem a sua força comercial e acessarem novos mercados. Acreditamos que esse formato festival aproximará as vinícolas do público consumidor e também permitirá que a gente valorize Flores da Cunha como o destino de turismo do vinho. Um evento para que possamos crescer tanto em produção vitivinífera quanto em turismo — avalia o titular da pasta de Turismo.
O evento contará com 11 estandes, onde as vinícolas participantes oferecerão seus rótulos. Também está previsto um espaço para servir o Menarosto, prato típico oficial. As mesas serão distribuídas na parte externa no Parque, enquanto o pavilhão terá diversos brinquedos infláveis e outras atrações para que a criançada possa se divertir enquanto os pais aproveitam o evento.
A programação de dois dias já conta com seis shows confirmados (quadro ao lado). A escolha valorizou o blues e jazz, ritmos que estão consolidando um público fiel no município, como demonstrou o Flores Blues Jazz Festival no início de outubro.
A prefeitura mantém conversas com as vinícolas para agregar mais participantes e promover um evento capaz de atrair novos públicos e ostentar o título de maior produtor de vinhos do Brasil, que o município ostenta desde 1994.
— Estamos nesse processo de construção do modelo junto do setor. Estamos dialogando com as vinícolas e com as entidades do setor para chegar nesse produto final. E que seja um produto atrativo e que realmente entregue valor pras vinícolas participantes. Estamos tendo uma boa adesão, tanto de apoio das entidades quanto das vinícolas. A expectativa é ter disponível para o público uma ampla diversidade de produtos, um mix com sucos, espumantes e vinhos das vinícolas de Flores da Cunha para todos aproveitarem de um momento de entretenimento no nosso Parque da Vindima — destaca Mignoni.
O secretário municipal salienta que a proposta do festival é válida para esta edição de 2024. Após o evento, conversas serão feitas para decidir o futuro dos Melhores Vinhos, seja em formato de avaliação, de festival turístico, ou uma mescla de ambos.
Festival Melhores Vinhos de Flores da Cunha
Onde: Parque da Vindiam Eloy Kunz
Quando: 23 e 24 de novembro
Entrada gratuita
Abertura dos portões: 16h
23 de novembro (sábado)
- 17h - Som Brasil
- 18h30 - Banda Florentina
- 20h - Mamma Doo
24 de novembro (domingo)
- 16h - Tomaz Lames Duo
- 17h30 - Maicol e Pontel
- 19h - JET
Ambos os dias contarão com um parque de brinquedos infláveis para as crianças.
0 Comentários