Saúde bucal em idosos
Cuidados na terceira idade devem ser redobrados
Outubro não é somente o mês do dentista, mas também do idoso. E do nascer ao envelhecer várias mudanças ocorrem no corpo, inclusive nos dentes. Muita gente cultiva a falsa ideia de que quando ficar idoso perderá os dentes, como se isso fosse um processo natural. Mas, a história não é bem assim. Desde que feita uma higiene bucal correta, os dentes podem durar a vida inteira.
Porém, apesar dos cuidados, alguns problemas bucais são comuns entre idosos, como ocorrência de doença periodontal, cáries e lesões bucais pela má adaptação de próteses. Conheça alguns e tome todos os cuidados, consultando sempre um profissional da área.
Saliva: as pessoas mais velhas se queixam de sentir a boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Beber muita água ou mascar chiclete pode ajudar a combater os sintomas.
Gengiva: a gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas para aquelas que já passaram de 40 anos ela pode se tornar agravante por conta de vários fatores como a má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, estresse, fumo e alguns medicamentos que podem influenciar estes problemas.
Sensibilidade: nessa idade os dentes podem ficar mais sensíveis, porque a gengiva se desloca para cima fazendo com que a raiz dos nossos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, fiquem expostas. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos quentes, frios e doces. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, experimente um creme dental apropriado.
Prótese: higienize bem sua prótese, enxaguando-a para remover todos os resíduos alimentares. Passe uma escova de cerdas macias com sabonete neutro (o uso de creme dental pode danificar o material) para higieniza-la. E para garantir um hálito fresco, finalize escovando a língua e o céu da boca com o seu creme dental preferido.
0 Comentários