Geral

Ricardo 'Bacana' Vignatti será homenageado com o Troféu ARI Serra Gaúcha

O publicitário foi destaque na categoria de Publicidade e Marketing Digital e será o único representante de Flores da Cunha

Pai do Galito, mascote da Feira de Inverno, Ricardo “Bacana” Vignatti será homenageado pela Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha). O profissional florense foi escolhido na categoria de Publicidade e Marketing Digital. A premiação anual celebra o trabalho de profissionais que se destacam na região em nove categorias. Com mais de 32 anos de experiência no mercado e fundador da Agência Positiva, uma das mais antigas do nordeste do estado, Bacana teve sua trajetória reverenciada por um grupo de 46 profissionais da entidade. A cerimônia de premiação acontece na próxima terça-feira (29), às 19h, no Clube União de Antônio Prado.

Bacana se formou em Publicidade e Propaganda pela Unisinos. Depois, fez pós-graduação em Administração e Marketing pela PUC. Sua decisão por atuar na publicidade aconteceu por conta do amor pela leitura e a vontade de adquirir conhecimento em diversas áreas combinada com habilidades artísticas e criatividade.

— Quando você tem potenciais e habilidades, acaba direcionando isso para sua área de atuação. Tive a felicidade de exercer essa escolha de forma plena. Quando iniciei, em 1989, o mercado de publicidade era muito diferente, não tinha tanto glamour quanto hoje. Essa escolha foi resultado de um pouco de sorte, interesse e, principalmente, entrega ao longo do tempo — avalia.

Segundo o publicitário, a decisão de conquistar sua formação veio com muito sacrifício, pois deixou família e amigos para estudar em São Leopoldo. Uma das bases fundamentais de sua carreira foi a dedicação à sua área e o aproveitamento das oportunidades do mercado.

— Após a formação, retornei para Flores da Cunha e, de imediato, assumi o cargo de diretor comercial no Jornal O Florense. De 1992 a 1994, trabalhei com o processo de digitalização do jornal, transformando-o de analógico para digital, e comecei a atuar em projetos, produtos e campanhas. Essa experiência me possibilitou atuar em um mercado maior — relembra.

Aos 56 anos, Bacana destaca como um dos marcos de sua carreira a sua atuação junto à Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, onde trabalhou por três anos ao lado de grandes agências estaduais e participou de campanhas de alcance nacional, como “O Inverno mais Quente do Brasil”, em 1996.

— Nesse período, conseguimos posicionar o turismo do Rio Grande do Sul dentro do mercado nacional. Essa experiência que adquiri junto à agencias maiores do estado me possibilitou criar projetos. Então, findado esse período de governo, voltei a Flores da Cunha e fundei a Agência Positiva — relembra.

Campanhas atraíram 2,3 milhões de pessoas para eventos

Bacana destaca que, com mais propriedade, trabalhou na promoção de grandes eventos do município, como a Feira de Inverno, edições da Festa Nacional da Vindima, Mostra Flores, Astro Festival de Cinema Estudantil, entre outros, acumulando um público total de 2,3 milhões de pessoas nas grandes celebrações.

Com 27 anos de história, a Agência Positiva, com a direção de Bacana, colaborou na comunicação de importantes entidades, como o Centro Empresarial, APAE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi responsável por perpetuar histórias importantes, como a revista dos 100 anos de Flores da Cunha, além da criação do mascote Galito e da condução da ExpoAgro Antonio Prado.

Sobre o troféu ARI, Bacana expressa sua satisfação, ressaltando que o primeiro passo é agradecer e refletir sobre o reconhecimento recebido.

— Esse prêmio significa o reconhecimento de uma etapa. Continuamos no processo, pois a Agência ainda tem muitas entregas a realizar, e essa fase está sendo coroada com essa homenagem. Fico muito feliz e honrado. Ao receber esse reconhecimento, faço uma reflexão e uma retrospectiva; é importante porque, ao olhar para a trajetória profissional, chego a um evento como esse de braços abertos, agradecendo e reconhecendo. Muitas pessoas estão por trás da empresa. Sempre digo que a homenagem é para a minha pessoa, mas o reconhecimento é para toda a equipe e para o mercado, já que temos uma relação muito forte com as pessoas.

Na Agência Positiva, Bacana tem como sócio Elias Carpeggiani. A parceria dura desde o início, há 27 anos.

— Sempre dividimos as conquistas, porque é uma sinergia, a gente não trabalha sozinho. Como disse Washington Olivetto: “É melhor ser coautor de uma grande ideia do que autor de uma ideia sem valor” — comemora.

Troféu ARI Serra Gaúcha 2024.

Na 16ª edição, nove fissionais da comunicação serão premiados em diferen- tes categorias. O evento de premiação será na terça-feira (29), às 19h, no Clube União de Antônio Prado. O troféu é concedido em reconhecimento à trajetória, ao conjunto da obra e à contribuição social dos profissionais no exercício de suas atividades.

— O Troféu ARI Serra Gaúcha reconhece a competência e a dedicação desses profissionais à comunicação. É uma alegria poder celebrar quem tanto faz não somente pela região, mas pelo país e pelo mundo — destaca Vania Marta Espeiorin, presidente da ARI Serra Gaúcha.

Ivanete Marzzaro (Jornalismo Digital e Impresso)

Leandro Adamatti (Telejornalismo)

Eron Voesch (Radiojornalismo)

Ricardo Tonet Dini (Assessoria de Imprensa)

Juliana Rech (Imagem)

Ricardo Bacana Vignatti (Publicidade e Marketing Digital)

Rejane Lisot (Relações Públicas)

Leticia Duarte (Destaque Internacional)

Nilo Bortolotto (Contribuição à Comunicação)


 

Feira de Inverno e Mostra Flores compõem o legado de Bacana - Ricardo Vignatti, divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário