Geral

Previsão é de que inverno não seja rigoroso

Meteorologistas estimam que estação será de neutralidade climática no Estado

O inverno começou às 14h16min desta terça-feira, dia 21 de junho. Vale lembrar que as datas e horários pouco tem a ver com a meteorologia. Aliás, o primeiro dia da estação mais fria do ano começou com temperaturas acima da média na maior parte do Brasil.

De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, depois de alguns anos com bruscas mudanças entre fenômenos La Niña e El Niño, finalmente o país terá um período prolongado de neutralidade climática. Por isso, a previsão para o inverno deste ano é de precipitações e temperaturas próximas da média histórica para a maior parte das regiões.

No Rio Grande do Sul, a formação de eventuais bloqueios atmosféricos poderá gerar pequenos períodos com chuvas mais intensas - a segunda quinzena de julho e o mês de agosto devem ser mais secos que o normal. Não há previsão de um inverno rigoroso com relação às temperaturas. Os dias frios serão alternados com os mais quentes, fazendo com que a temperatura fique próxima da média.

O horário do início do inverno indica que o Hemisfério Sul (onde se localiza o Brasil) recebeu a menor quantidade de energia proveniente do sol, enquanto que o Hemisfério Norte teve a maior quantidade de energia. Além disso, este dia 21 terá a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul e o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte.

Chuva deve dar uma trégua no RS em agosto. - Inpe/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário