Geral

Plataforma virtual visa apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade

Para ter acesso aos serviços disponibilizados é necessário fazer um cadastro gratuito.

Um aplicativo capaz de conectar uma rede de proteção e mostrar que a mulher não está sozinha. Este é o Protagonizza, ferramenta idealizada pelas advogadas Brenda Medina Rech e Franciele Thaís Mundstock e que pode ser baixado gratuitamente em qualquer celular.

— A violência doméstica e a vulnerabilidade social são problemas a nível mundial. A reincidência em lares violentos acontece devido à co-dependência financeira e emocional. Sabemos que, infelizmente, o sistema público não dá conta de toda a demanda existente, logo a Protagonizza vem como um apoio — afirma.

A ferramenta foi lançada na semana passada, no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul — TecnoUCS. Brenda conta que a proposta da startup é “inspirar mulheres a serem protagonistas de suas histórias, facilitando o acesso à informação, conhecimento, serviços e mercado de trabalho, gerando impacto social e desenvolvimento”.

Mesmo ainda em desenvolvimento, a Protagonizza já pode ser acessada e oferece a Jornada Fênix, uma iniciativa que conecta usuárias a diversos prestadores de serviços como psicólogos, advogados e assistentes sociais. Nos próximos meses devem ser implementadas mais duas funções.

A próxima etapa de desenvolvimento, chamada de Jornada Expansão, será voltada para a capacitação e conexão da mulher ao mercado de trabalho formal. A última etapa, Jornada Diamante, também é voltada para capacitações no segmento do empreendedorismo feminino.

Idealizada para ser um recurso de apoio, a Protagonizza não se configura como um canal de denúncias ou uma plataforma de empreendedorismo convencional. O foco é proporcionar uma rede de apoio abrangente e eficaz, na qual as mulheres possam encontrar a assistência necessária em um só lugar.

— Uma plataforma pode chegar a qualquer lugar, o que facilita o acesso para um número maior de mulheres. Não se trata de empoderamento feminino, creio que seja de recuperar a si mesma. Esperamos que tenha um amplo alcance, do maior número de pessoas possíveis, tanto as mulheres que precisam dos serviços, quanto os profissionais para atender essas mulheres — complementa Brenda.

Para conhecer os serviços ofertados pela plataforma, é necessário acessar clicando no link disponível e realizar um cadastro gratuito.

Plataforma teve seu lançamento no TecnoUCS, em Caxias - Bruno Zulian
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário