Geral

Município é contemplado com formação gratuita do Pronatec

Curso de vendedor está com as inscrições abertas em Flores. Aulas estão programadas para iniciar no dia 3 de setembro e serão de responsabilidade do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Inscrições ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

O município de Flores da Cunha foi contemplado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo do projeto é oferecer cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica para a população. Aqui, a primeira atividade oferecida será a de vendedor. As aulas começam em 3 de setembro com carga horária de 200 horas. A capacitação será conduzida pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac). São ofertadas 35 vagas – é preciso uma turma de 28 alunos para o curso ocorrer.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) até o dia 27 de agosto. Os candidatos devem apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. As vagas são destinadas às pessoas a partir de 16 anos, alfabetizadas, beneficiárias do Bolsa Família, que receberão R$ 50 mensais conforme critérios, e famílias com perfil do CadÚnico (renda de até três salários mínimos). Todos os inscritos receberão auxílio alimentação.

O curso de vendas abordará temas como mercado varejista, técnicas de vendas, negociação e telemarketing, cálculos financeiros aplicados ao varejo e administração de vendas. As aulas acontecerão de segunda à sexta-feira, no auditório do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Melina Bühler, o curso tem por objetivo qualificar e trabalhar a autonomia dos indivíduos, além de ter sido uma reivindicação de entidades florenses que participaram de um encontro conduzido pelo Cras – estiveram presentes apresentando solicitações representantes do Sindicato do Mobiliário e da Construção Civil (STI), do Centro Empresarial, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Sine e das secretarias de Educação, Turismo e Saúde. “Na reunião, em julho, essas entidades apresentaram suas demandas e a carência que sentem por pessoas qualificadas. Nesse primeiro momento, percebemos que a área de vendas era uma dessas carências, também em virtude das contratações de final de ano se aproximando. Com a capacitação, os inscritos poderão entrar direto no mercado de trabalho”, salienta Melina.

Ainda segundo a secretária, a previsão é a de que novos cursos ocorram em 2013. Estão previstos programas de informática, desenhista mecânico e eletricista industrial fornecidos pelo Serviço Nacional da de Aprendizagem Industrial (Senai); e recepcionista, recepcionista de eventos e auxiliar administrativo pelo Senac. Outros cursos são estudados. O Pronatec é viabilizado com recursos do Ministério da Educação.

No Estado
No Rio Grande do Sul, o Pronatec, por meio do Pacto Gaúcho pela Educação, ofertou 58 mil vagas – 22 mil foram preenchidas na formação profissional em áreas estratégicas no desenvolvimento estadual. O programa tem três subdivisões: Pronatec Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico (TEC) e Pronatec Copa. Ainda em agosto está previsto o lançamento do Pronatec Campo para ofertar cerca de 30 mil vagas para os trabalhadores rurais.

Agende-se
O que: curso de vendedor.
Quando: início em 3 de setembro.
Onde: auditório do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi (Rua John Kennedy, 2.151, no Centro).
Horários: das 19h ás 22h, de segunda à sexta-feira.
Quanto: gratuito.
Inscrições: até 27 de agosto no Cras – Rua Frei Eugênio, 311, sala 103, no Centro (atrás da Igreja Matriz).
Informações: pelo e-mail cras@floresdacunha.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3292.6844.

Saiba Mais
- Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego criado em 2011 pela presidente Dilma Rousseff (PT). Tem por objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
- O Pronatec prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão 8 milhões de vagas nos próximos quatro anos.
- Os cursos são gratuitos, com direito a alimentação, transporte e material escolar.
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário