Geral

Maior Incêndio em Quatro Anos: Tradição Gourmet planeja o recomeço

Tradição Gourmet emitiu comunicado indicando férias aos funcionários

O maior incêndio dos últimos quatro anos em Flores da Cunha destruiu a fábrica de chocolates Tradição Gourmet, no distrito de São Gotardo, no domingo (24). O principal esforço dos bombeiros foi evitar que as chamas alcançassem as residências próximas. Os trabalhos se estenderam por cerca de 30 horas, sendo encerrados apenas no final da tarde de segunda-feira (25). A fábrica estava fechado e não houveram feridos no incêndio.
O sargento Henrique admite que este foi o incêndio de maior proporção que ele já presenciou durante seu tempo à frente da corporação. Os Bombeiros foram acionados às 11h27min, contudo o fogo já havia rapidamente se espalhado pelas instalações da empresa, gerando uma densa coluna de fumaça que pôde ser vista de diversos pontos de Flores da Cunha. Seis caminhões dos bombeiros, incluindo equipes de outras cidades, foram mobilizados.
— Chegamos e o incêndio já estava alastrado. Tentamos um combate ofensivo, mas não foi possível. Assim, passamos para a atuação defensiva para evitar que o fogo atingisse as residências próximas — afirmou o capitão Gustavo Kist, que liderou a operação. 
A estratégia utilizada foi de confinar o incêndio para, posteriormente, controlar as chamas de maneira mais eficaz. Mais de 100 mil litros de água foram utilizados. Caminhões-pipa da concessinária CSG e do Samae, de Caxias, prestarama apoio, além de duas retroescavadeiras da prefeitura de Flores da Cunha que ajudaram a derrubar a estrutura comprometida pelas chamas e facilitar o acesso dos bombeiros.
Cerca de 20 pessoas foram forçadas a deixar suas casas no domingo devido à fumaça tóxica gerada. Vizinhos da fábrica relataram um cheiro forte, que, segundo a investigação, provinha da queima de gordura vegetal, papelão e materiais plásticos. Os moradores puderam retornaram às suas residências na manhã de terça (27). 
A origem e a causa do incêndio não puderam ser identificadas pelos bombeiros. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul informou que não foi acionado para investigar o local. 
Para a população com estabelecimentos comerciais e indústrias, o Corpo de Bombeiros recomenda manter os PPCI’s atualizados. Em caso de foco de incêndio, a orientação é ligar imediatamente para o 193.
Procurado pela reportagem do jornal O Florense, Áureo Romanzini, diretor da Tradição Gourmet e da DeCacau, em Gramado, declarou ainda estar muito abalado pela tragédia e não estar pronto para falar sobre o ocorrido.
 

Férias para os colaboradores

Com fábrica em Flores da Cunha e Gramado e abrangência de filiais nos estados do Rio Grande do Sul (Gramado, Canoas, Lajeado e Passo Fundo), em Santa Catarina (Içara e Joinville) e também no Paraná (Curitiba), a Tradição Gourmet, emitiu uma nota oficial ainda na tarde de domingo, confirmando o incêndio e assegurando que não havia feridos em decorrência da tragédia. Na terça-feira (27), a empresa divulgou outra nota à imprensa afirmando que as operações permaneceriam suspensas. 
Na quarta-feira (28), um novo comunicado indicou férias aos funcionários. Dos 75 colaboradores da empresa, 44 estão de férias e os demais estão trabalhando remotamente ou em base emprestada. Confira a última nota na íntegra:


"Estamos passando por uma situação muito delicada devido ao incêndio que atingiu nossa empresa. Felizmente, todos estão bem, mas agora precisamos nos reorganizar para seguirmos em frente.
Informamos que, em função desse incidente, a maior parte dos nossos colaboradores está sendo direcionados para férias. Estamos trabalhando intensamente para superar este desafio e retomar nossas atividades o quanto antes.
Agradecemos o carinho e apoio de todos durante esse período. Seguimos confiantes de que em breve estaremos de volta, com a mesma energia e comprometimento de sempre.
Continuaremos informando sobre os próximos passos".
 

 - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário