Instalado o primeiro ‘parklet’ em Flores da Cunha
Área de convivência com bancos, floreiras, lixeira e carregadores USB alimentados por energia solar foi montada no lugar de uma vaga de estacionamento em frente ao restaurante Dona Dina
Um equipamento urbano destinado à convivência tem chamado a atenção das pessoas que transitam pela Rua Dr. Montaury, no Centro de Flores da Cunha. Na frente do restaurante Dona Dina foi instalado o primeiro parklet (ou minipraça) do município. A estrutura de 2m20cm de largura e 5m de comprimento tem bancos, floreiras, lixeiras e carregadores USB alimentados pela energia captada por uma placa fotovoltaica (popularmente conhecido como painel solar), a qual também será responsável iluminação do espaço.
Os parklets foram originados nos Estados Unidos por volta de 2005 e consistem em áreas de convivência montadas no lugar de uma vaga de estacionamento para veículos. No início da década o modelo chegou ao Brasil, principalmente nas capitais paulista e mineira, São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente. Em Caxias do Sul a novidade chegou em 2016.
O parklet florense integra o projeto [com]vida dos empresários Auber Césaro, Felipe Finger, Fábio Massochini, Pedro Toni e Vanessa Smiderle e foi realizado pela Desterro Arquitetos, Olimóveis Urbanismo, Pilar Incorporadora e Metalco com apoio da Bicofino Oficina Criativa e Trento Comercial, ou seja, a iniciativa é privada, e foi autorizada pela Prefeitura de Flores da Cunha.
0 Comentários