Hospital Fátima inaugura novo espaço
Área destinada para lavanderia, resíduos e serviço de nutrição e dietética passa a atender as exigências sanitárias
O Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima de Flores da Cunha, cumprindo diretrizes de expansão e humanização do seu Plano Diretor, inaugurou na manhã deste sábado, dia 16, a nova área física que abriga o serviço de nutrição e dietética, além de lavanderia e resíduos. Com 432 metros quadrados, o ambiente tem estrutura moderna e equipada, e atende a todas as normas da Vigilância Sanitária, “permitindo uma plena atividade de áreas de lavanderia central, resíduos e cozinha”, destaca a atual presidente da instituição, Olga Baggio Sandri.
Durante a solenidade, Olga valorizou o auxílio de empresas e da comunidade para que o espaço pudesse ser concluído. “Buscamos um cenário de acolhimento em todos os setores hospitalares, uma expansão com humanização e dando condições para que os nossos profissionais possam atender com segurança aos pacientes, tornando o hospital um espaço cada vez mais prestativo. Este foi um passo largo, a expectativa é que essa obra tenha, no futuro, três andares com novas alas, quartos para internação e a clínica para idosos. Juntos somos mais e agradecemos muito a comunidade”, valorizou a presidente.
Os prefeitos de Nova Pádua e Flores da Cunha, Ronaldo Boniatti e Lídio Scortegagna, tiveram falas alinhadas quanto à importância do hospital. “Esta instituição tem êxito em suas ações, com sensibilidade para unir a comunidade por um objetivo. Nova Pádua deseja sucesso ao Hospital Fátima e é sempre parceira”, salientou Boniatti. “Sabemos dos problemas na saúde pública em todo o país, mas mesmo neste cenário o Hospital presta um bom serviço e, fortalecido pela comunidade, consegue entregar essa obra”, valorizou Scortegagna. O frei Reinaldo Pasinatto, capelão da instituição, abençoou o prédio e os presentes puderam conhecer as novas estruturas.
O investimento total da obra não foi divulgado pela presidente – o valor será apresentado durante assembleia geral da instituição, que será realizada no dia 30 de março. “Podemos adiantar que o valor da previsão orçamentária ficou dentro do executado. É nesse momento que temos um posicionamento de visão de futuro do hospital. Com base em um planejamento estratégico, entregamos mais essa obra para a comunidade, uma visão que ao longo de sua trajetória confere à instituição melhorias físicas, humanas e tecnológicas. Uma obra de grande porte, já pensando no futuro”, salientou a presidente.
Sobre o espaço
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é responsável pela produção e distribuição das refeições hospitalares. A nutricionista e coordenadora do SND, Letícia Venturin, estima que, por mês, sejam preparadas cerca de 3,5 mil refeições no Hospital Fátima. “Este novo espaço tem o intuito de adequar-se às normas sanitárias, além de respeitar as prescrições de cada paciente, a qualidade e a segurança alimentar, permitindo que sejam elaboradas refeições mais agradáveis e palatáveis, inclusive vindo de acordo com a nossa cultura alimentar”, destaca Letícia. O espaço, anexo ao hospital, conta com cozinha, refeitório para funcionários, além do serviço de nutrição e dietética. É na cozinha dietética onde são elaboradas as refeições de dietoterapia, ferramenta da nutrição que utiliza de alimentos para prevenção, manutenção e recuperação de enfermidades, por meio da oferta de alimentos com consistência ou nutrientes adequados às necessidades do paciente.
Os espaços de lavanderia e abrigo de resíduos também ficam no anexo, sob a coordenação da enfermeira Aline Eberle.
0 Comentários