Grande Prova Vinhos do Brasil divulgará os 51 campeões
Anúncio será feito na segunda-feira, dia 17
Os números da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) surpreenderam os 27 jurados que participaram da degustação às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado na última semana, de 3 a 6 de junho, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, assim como a organização do evento pela sua grandiosidade. Durante os quatro dias foram apreciadas 41 categorias entre brancos, rosados e tintos, totalizando 1.072 amostras, de 122 vinícolas, de oito estados (RS, SC, PR, SP, MG, PE, BA, GO). A GPVB ainda contemplará os apreciadores de vinhos, espumantes e sucos de uva com os Best Buys abaixo de R$ 50,00, comprovando que vinho bom necessariamente não é vinho caro.
Do total de produtos degustados, 51 se sagraram campeões. A divulgação dos vencedores será feita na segunda-feira, dia 17. “Estamos todos muito empolgados com o resultado, pois essa foi, sem dúvida, a melhor edição da GPVB, com um time de jurados tecnicamente competente e de experiência internacional. Foram campeões de sete estados e diversas vinícolas que podemos chamar de revelação, pois jamais haviam sido campeãs e apresentaram vinhos sensacionais”, comemora Marcelo Copello, jornalista, diretor do Grupo BACO Multimídia e presidente do júri da GPVB.
Por mais um ano, a GPVB se mostrou na vanguarda incluindo uma nova categoria: a Bag-in-Box (BIB) como são conhecidas as práticas embalagens de papelão. Além disso, o certame avaliou novas categorias, criadas durante o processo de catalogação das amostras da 8ª edição. Para ser considerada nova categoria é preciso, pelo menos, cinco amostras dos mesmos tipos de vinhos. São elas: Espumante Extra-Brut Nature Rosé (Charmat e Champenoise), Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Demi-Sec Branco Charmat, Espumante Demi-Sec Branco Champenoise, Branco Gewurztraminer, Branco Viognier, Tinto Teroldego, Tinto Sangiovese, Tinto Ancellotta, Tinto Petit Verdot.
0 Comentários