Geral

Fenavindima será lançada para a comunidade neste sábado

Evento no Centro de Flores a Cunha pretende resgatar o antigo costume dos imigrantes italianos, os filós. Soberanas da Festa estarão presentes na atividade

Música, dança, gastronomia e jogos. Essas são algumas das atividades da qual os florenses poderão desfrutar durante o Filó na Praça – evento de lançamento da 13ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) para a comunidade. Um antigo hábito de diversão dos imigrantes italianos, o filó tornou-se popular porque reunia os amigos e vizinhos com o intuito de comer, se divertir e narrar histórias do início da colonização. Com a finalidade de resgatar esse comportamento, a Comissão de Mobilização Comunitária da Fenavindima, coordenada pelo jornal O Florense, organiza uma verdadeira festa na Praça da Bandeira, em frente à Igreja Matriz, a partir das 19h30min do próximo sábado, dia 6 de dezembro.

Flores da Cunha está a menos de três meses do início da 13ª Fenavindima e, para que ela tenha a participação dos florenses, foi reorganizada e busca a cada semana a proximidade com a comunidade, como, por exemplo, a participação em festas comunitárias de bairros e localidades do interior. Desde a escolha das soberanas, em agosto, a Associação Comunitária Fenavindima e a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços trabalham na divulgação e produção de materiais para que o turista seja atraído, mas também os florenses se sintam parte dessa celebração. Com o tema Vinho para brindar, festa para celebrar, a Festa Nacional da Vindima busca neste ano a diversão, alegria e entusiasmo das famílias italianas ao entorno de mesa, desfrutando da gastronomia e dos vinhos.

O Filó na Praça vem de encontro a essa ideia e contará com o fator integração, somando pessoas de diferentes idades e partes do município. “Os filós sempre aconteceram no interior, por isso optamos por trazer essas atividades para o Centro, onde todos podem participar e as pessoas mais jovens têm a oportunidade de ter contato com os antigos costumes dos imigrantes”, explica a integrante da Comissão de Mobilização Comunitária da Fenavindima e diretora executiva da Editora Novo Ciclo (responsável pelos jornais O Florense e A Vindima e revista Bon Vivant), Maria de Lurdes Stuani Fontana. O Filó terá música, dança, gastronomia, jogos antigos e de bodega, além de apresentações e um espaço para fotos com as soberanas Janaína Massarotto, Camila Baggio e Mayara Zamboni. “As pessoas que gostam do tradicional vestuário dos imigrantes italianos podem ir caracterizadas”, convida Maria de Lurdes.

O valor revertido com a venda de comidas típicas e bebidas como vinho e suco de uva será revertido para entidades sociais. O Filó na Praça é realizado pela Associação Fenavindima, coordenado pelo jornal O Florense e tem parceria da prefeitura, da Associação de Amigos do Museu, grupo Fulanos de Tal, Lions Clube, Apac, roteiro Compassos da Mérica Mérica, Apae, Leo Clube, Liga Feminina de Combate ao Câncer, CDL e Adiflores.


 - Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário