Geral

Eleitores têm até hoje para fazerem ou transferirem o Título

Em Flores da Cunha o Cartório Eleitoral está de plantão, com atendimento das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia

Segundo o Calendário Eleitoral, termina hoje, dia 7 de maio, o prazo para que eleitores solicitem mudança de local de votação e transferência de domicílio eleitoral. Também é o prazo final para a confecção do primeiro Título Eleitoral – jovens que completarão 16 anos até o dia do pleito, 5 de outubro, podem se tornar eleitores. Para tirar a segunda via do documento o prazo final é 25 de setembro. A partir de 8 de maio o cadastro será fechado em função dos preparativos para as eleições.

Em Flores da Cunha o Cartório Eleitoral da 68ª Zona está de plantão, com atendimento das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Os cidadãos devem comparecer aos Cartórios munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos que farão o alistamento militar devem apresentar certificado. Somente neste caso – maiores de 18 anos, na primeira inscrição – não é aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identidade. O voto e o alistamento eleitoral são facultativos em jovens com idades entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos.

O chefe do Cartório florense, Gelson Molardi, lembra que os eleitores de Flores da Cunha não precisam fazer o recadastramento biométrico; a medida só deve ocorrer em 2015 para as eleições municipais de 2016. Para os florenses no dia do pleito a identificação ainda será com apresentação de documento oficial com foto. Para os paduenses o recadastramento biométrico encerrou em setembro de 2013 e a votação no município será por meio da identificação das digitais dos eleitores.

Título cancelado
O cancelamento do Título Eleitoral ocorre quando o eleitor não vota ou justifica durante três eleições seguidas ou alternadas ou, ainda, quando há revisão do eleitorado no município de origem do eleitor e este não comparece para comprovar seu endereço. O cidadão que tiver o Título cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. O cancelamento impede ainda que o eleitor obtenha Passaporte, Carteira de Identidade, regularize o CPF ou renove matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3292.2797 ou no Cartório Eleitoral – Rua Borges de Medeiros, 2.099, sala 11, no Centro, em frente ao Fórum de Flores da Cunha.

Números do eleitorado

- Em Flores da Cunha – 23.501
- Em Nova Pádua – 2.126
- Total da 68ª Zona Eleitoral – 25.627


 - Nelson Jr/TSE/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário