Geral

Eleitores paduenses devem realizar cadastro biométrico

Sistema requer a coleta das impressões digitais dos detentores de Título Eleitoral

A partir da próxima segunda-feira, dia 8, os eleitores de Nova Pádua devem fazer o recadastramento obrigatório na Justiça Eleitoral. Os dados passarão a ser biométricos, acompanhando a intenção do Tribunal Regional Eleitoral (TER-RS) de revisar o eleitorado de mais de 180 municípios gaúchos até março de 2014. Os paduenses têm até 30 de outubro para agendar o atendimento no posto do Cartório da 68ª Zona Eleitoral instalado em Nova Pádua, no térreo da Câmara de Vereadores (Avenida dos Imigrantes, 1.040).

O sistema biométrico permite que o eleitor seja identificado no momento da votação por meio das impressões digitais, o que garante mais segurança ao processo eleitoral. Até o início de 2014 aproximadamente 1 milhão de gaúchos terão de fazer o recadastramento com a coleta dos dados biométricos. O processo é obrigatório somente para os eleitores de Nova Pádua, alerta o chefe do Cartório, Gelson Molardi. Os florenses só serão convocados após as eleições de 2014. Segundo projeção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o pleito de 2020 todo o eleitorado brasileiro estará coberto pela biometria.

Com o recadastramento, a tendência é de uma redução de 15% do eleitorado de Nova Pádua, estima Molardi, já que muitas pessoas não residem mais no município – atualmente são 2.194 eleitores.

Como fazer
Para facilitar o atendimento aos eleitores paduenses o Cartório Eleitoral montou um posto de atendimento em Nova Pádua. O espaço funcionará mediante agendamento pelo telefone (54) 3292.2797 – as ligações podem ser feitas das 13h às 18h. Em Nova Pádua o atendimento será das 9h às 16h.
Para os paduenses que preferirem o recadastramento de segunda à sexta-feira pode ser feito na sede do Cartório, em Flores, das 11h às 18h – fica na Rua Borges de Medeiros, 2.099, sala 11, em frente ao Fórum.

Documentos
O eleitor, seja comparecendo no Cartório ou no posto em Nova Pádua, deverá levar o Título de Eleitor, um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, de Habilitação ou Trabalho), CPF e um comprovante de endereço. O atendimento tem duração média de 15 minutos por pessoa e não tem custo, com exceção dos eleitores com débitos com a Justiça Eleitoral (os quais deverão ser quitados).

Atualmente existem 2.194 eleitores cadastrados em Nova Pádua. - Christophe Scianni/TSE/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário