Geral

Desejo em ampliar a propriedade familiar

Na família Caldart, o filho Joel deu continuidade à profissão do pai, Idalino

No interior de Flores da Cunha, no Travessão Martins, o agricultor Joel Caldart, 34 anos, foi o único entre os quatro irmãos a dar continuidade à propriedade do pai, Idalino Caldart, 65 anos. A família trabalha com uvas comuns e tem 4,5 hectares de área cultivada. “Meus irmãos seguiram outras áreas, mas eu adoro trabalhar na agricultura”, conta Joel, que também já trabalhou em outros setores.

A escolha em permanecer na agricultura foi voluntária e partiu de uma vontade em ampliar a propriedade familiar. “Foi uma opção e um desejo de continuar o trabalho de meus pais e ampliar nossa produção. E quando vemos esses resultados, é um impulso para irmos mais longe”, almeja Joel. A mãe de Joel, Nelci Bolzzoni Caldart, 62 anos, destaca a evolução do trabalho com tecnologia e recursos atuais. “Uma vez era tudo manual, tudo sofrido, mas hoje existem tecnologias que auxiliam nosso trabalho, garantindo nosso futuro”, ressalta.

Joel é membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), onde busca informação e representa a classe agrícola. “O agricultor de hoje precisa ter a cabeça aberta, buscar alternativas de produção e de mecanismos de trabalho. Tudo evoluiu. Nós estamos acompanhando essa evolução”, define Joel.

Atualmente, a família Caldart prepara-se para a poda das parreiras. “O trabalho é pesado em algumas épocas do ano, mas de um modo geral, a qualidade de vida é incomparável”, destaca Joel. A poda é um trabalho tranquilo, porém, em um período longo e de muito frio. A rotina do agricultor, com planejamento, gera bons resultados. “Com trabalho e dedicação o retorno é garantido. Mesmo com o setor em baixa, mas não é nada que nos faça desistir”, opina Joel.

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário