Cuidando dos pneus
Conheça algumas dicas para aumentar sua vida útil e evitar acidentes
A vida útil do pneu é um dos pontos mais importantes a se atentar para prevenir acidentes. Pneus carecas, com calombos ou furados devem ser imediatamente trocados, pois a estabilidade do carro depende disso. E um veículo instável está muito mais propenso a sinistros.
Então nunca deixe os pneus esvaziarem abaixo do limite de segurança. O ideal é checar a pressão semanalmente, calibrando de acordo com o nível determinado no manual do proprietário. De preferência, faça isso pouco depois de ligar o carro, enquanto os pneus estão frios. A alta temperatura faz com que a pressão interna aumente, enganando na hora de conferir a calibragem. Se não puder evitar, coloque 4 psi a mais do que o recomendado. Além disso, andar com os pneus cheios também ajuda a economizar combustível.
Há um limite do quanto o pneu pode se desgastar antes que comece a perder sua eficácia. Todo pneu possui um indicador, que aparece no início dos sulcos dos pneus. Se estiver abaixo de 1,6 milímetro de profundidade, momento em que o indicador fica no mesmo nível que a banda, é hora de trocar o pneu.
Tem outro bom motivo para não deixar cair nesse nível: rodar com pneus desgastados é infração grave, rendendo cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69, com o risco do agente reter o veículo se estiver rodando em condições perigosas, como com a pista molhada.
Alguns acham que é mito, mas é recomendado que faça o rodízio dos pneus a cada 5 mil km – ou seja, os pneus dianteiros vão para a traseira e vice-versa. É uma medida que ajuda a equalizar o desgaste, já que os pneus são gastos de forma diferente, dependendo da tração do veículo.
Quando for a hora de trocar os pneus, use todos da mesma marca em um único eixo, pois cada marca tem um tipo diferente de construção, o que pode levar a uma eficiência diferente. Se houver algum dano no pneu, como cortes, avarias ou bolhas, troque imediatamente. Não misture pneus novos com os velhos. Se for comprar só um par, coloque-os primeiro na parte de trás, pois é mais fácil controlar o uso dos pneus dianteiros e compensar uma possível perda de aderência.
Assim que fizer a troca, faça também o alinhamento dos pneus. Isso garante que eles vão responder de acordo com o volante, evitando que o carro desvie para um lado enquanto o volante está reto. Isso ajuda a deixar o desgaste mais regular e, de quebra, reduz o consumo de combustível.
Uma olhada na lateral dos pneus mostra que há vários números e letras. Essas inscrições explicam a especificação do modelo, assim como sua origem, índice de carga, medida, velocidade e muito mais. Quando for comprar um pneu novo, siga a especificação dita no manual.
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