Geral

A escola florense que atravessa gerações e histórias de vida

Um legado marcado pela formação de laços familiares e comunitário por meio da educação.

As histórias de uma escola são as histórias de sua comunidade. Como a de Armindo Sgarioni, 89 anos, e Inês Costa Sgarioni, 82, que estão juntos há 65 anos. O casal construiu teve cinco filhos, três netos e um bisneto, Guilherme, de 12 anos. Para orgulhos dos avós, o menino estuda na mesma escola que eles, a Benjamin Constant.

Apesar da diferença da idade, foi na escola que Inês e Armindo se conheceram, ainda crianças. Um laço de afinidade que mais tarde se concretizaria em um casal inseparável.

— Éramos colegas, brincávamos todos juntos, com os outros amigos, mas só depois de velhinhos nós começamos a conversar, e aí, um se engraçou pelo outro. Nós dois éramos tímidos — lembra Inês sorrindo.

Hoje, Inês se dedica aos cuidados do esposo, que enfrenta os desafios do Alzheimer. Mesmo com as dificuldades da doença, as lembranças da Benjamin Constant continuam em suas vidas, como símbolo de suas conquistas e da conexão com a comunidade.

Embora na época fossem apenas crianças, os anos transformaram a amizade em uma relação duradoura, que atravessou décadas. Inês recorda com nostalgia.

Um dos momentos que mais marcou a ex-aluna da antiga Plácido de Castro, incorporada a escola Benjamin Constant, foram as peças teatrais, uma oportunidade de descontração entre os alunos. Inês lembra que o desfile de 7 de setembro era uma data muito aguardada pelos estudantes.

— Pintávamos e fazíamos máscaras para atuar na peça. Também gostava do dia sete de setembro porque íamos marchar. Nesse dia até ganhávamos um pedaço de cuca — relembra.

 

A Escola Benjamin Constant é um símbolo de transformação e compromisso com o futuro da comunidade Florense. Durante meu período como prefeito, tive a honra de participar ativamente da reorganização e centralização da educação, e essa escola representou um marco nesse processo. Dediquei-me para que as escolas se tornassem não apenas espaços de ensino, mas ambientes de formação cidadã, promovendo oportunidades para crianças e jovens alcançarem um futuro brilhante.

Alberto de Oliveira, ex-prefeito de Flores da Cunha

 

A Escola Beijamin Constant representa a união de sete comunidades, por meio de um estudo de qualidade e um ambiente familiar com a valorização das pessoas e dos professores! Tenho muito orgulho de poder fazer parte desta história!

Simone Guarese Mutterle, atual presidente do CPM

 

Para mim e para a comunidade, a Benjamin Constant é um símbolo de história e identidade. Não é apenas uma escola, mas sim, um lugar onde gerações cresceram e aprenderam valores que vão além das aulas, deixando uma marca na vida de todos que fizeram parte dela. É um espaço onde amizades são feitas, onde vidas se conectam e se transformam juntas.

Mirela Galiotto Brogliato, 15 anos, estudante do 9º ano

 

Para mim a escola Benjamin Constant representa um dos momentos mais importantes da minha vida profissional, pois foram os últimos anos em que atuei na sala de aula. Pude vivenciar inúmeras experiências educacionais que me fizeram perceber o quanto o ser humano é surpreendente. Fiz parte deste processo de formação desses seres que a cada dia nos surpreendem com seus avanços e suas vivencias. O que eu desejo a escola Benjamin Constant é que continue por muito tempo sendo uma escola de referência para a comunidade florense. E que seu corpo docente continue a trilhar com entusiasmo o caminho da formação.

Zenita Antonia Tomé, ex-coordenadora pedagógica

 

A escola desempenha papel importantíssimo de socialização, formação do cidadão, desenvolvimento de habilidades e competências para o autoconhecimento e atende as demandas da vida, formação de valores e caráter, prepara o aluno para se posicionar com respeito diante as diversidades e o convívio social.

Leocir José Nesello, professor aposentado e ex-diretor da escola

Estudantes do turno da tarde na escola Benjamin Constant - Antonio Galvão Inês e Armindo Sgarioni se conheceram na escola e depois de alguns anos decidiram iniciar um relacionamento que dura há 65 anos. - Paola Castro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário