Geral

A arte que provém das mãos

Exposição de artesanato no Museu e Arquivo Histórico Municipal

O crochê, o macramê, o filé, a grampada e as demais artes feitas à mão podem ser conferidas na exposição Mãos que tecem. A mostra temporária apresenta o artesanato e suas mais diversas formas, como o crochê, o filé, o macramê, a grampada, a dressa, o frivolet, entre outros produtos. A exposição estende-se até o dia 10 de dezembro na sede do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. A visitação pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone 3292 2777, com Elói ou Neusa ou ainda pelos e-mails neusa.museu@floresdacunha.rs.gov.br ou eloi.museu@floresdacunha.rs.gov.br. A entrada é franca.
Conforme a monitora, Neusa de Barros de Lima, cerca de sessenta peças compõem a mostra, que tem por objetivo o resgate histórico do artesanato florense. "É uma forma de divulgar um pouco do artesanto local, proporcionando ao público visitante o resgate histórico dos pontos, fios e tramas das nossas mulheres que muito contribuíram e ainda contribuem com os saberes e fazeres de um povo", pontua Neusa.

As peças a mostra foram cedidas por Angela Scalcon, Ilva Ana Pietro Lovatto, Tarcila Gazzi, Santina Zim, Amélia Rizzotto, Gema Dallemole, Helena Reginatto e Valdir Bolzoni. A exposição de artesanato integra as comemorações dos 135 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e a 4ª Primavera de Museus, cujo tema desse ano é Museus e Redes Sociais.

A exposição Mãos que tecem é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e tem o apoio da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi (AAMAHPR), da Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha – Apac e do Circolo Vicentini de Flores da Cunha.



Mostra reúne os diversos produtos do artesanato. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário