Geral

25,9 mil pessoas vão às urnas em Flores e Nova Pádua

Confira o serviço completo das eleições gerais que ocorrem das 8h às 17h do próximo domingo, dia 5 de outubro. Cobertura apresenta quais são os locais de votação, a lista de candidatos e soluciona as principais dúvidas do eleitorado

Neste domingo, dia 5 de outubro, é dia de eleições gerais no Brasil. A população apta deve se deslocar aos locais de votação para votar em presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal. Em todo o país são mais de 142,8 milhões de pessoas habilitadas; no Rio Grande do Sul, são 8,3 milhões; e, em Flores da Cunha e Nova Pádua, 25.901 eleitores estão convocados a comparecerem às urnas – são 23.757 votantes florenses e 2.144 paduenses (confira encartado nesta edição um caderno especial sobre as eleições com detalhes do pleito, perfis e números dos candidatos e um passo-a-passo de como votar).

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 68ª Zona, que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, Gelson Molardi, ao todo são 76 seções eleitorais distribuídas em 27 locais de votação (confira abaixo os endereços). Três seções são agregadas em Flores, ou seja, foram unidas por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), mas não mudam de lugar; para o eleitor não muda nada. Para este pleito serão utilizadas 76 urnas eletrônicas, e outras 10 ficarão de reserva em caso de problemas.

Confira aqui o caderno especial das Eleições 2014

Em Nova Pádua, as seções 19, 37 e 54, que estavam no salão paroquial, continuam na Escola Estadual Luiz Gelain, a exemplo do que ocorreu no pleito municipal de 2012 (isso porque o antigo salão foi demolido e um novo prédio é erguido no local). Em Nova Pádua a votação será feita com urnas biométricas, ou seja, aquelas em que a identificação do eleitor é feita por meio de impressões digitais – o cadastramento da população aconteceu na metade de 2013 (o processo deve estar disponível em Flores no pleito de 2016).

Ao todo são 342 pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral para trabalhar na véspera e no dia do pleito – eles receberam treinamento em setembro durante três dias, no Fórum florense.

Justificativa
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos. O eleitor que no dia da eleição estiver fora do seu domicílio deverá preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), e entregar em qualquer seção eleitoral. O formulário pode ser obtido gratuitamente nos Cartórios Eleitorais, na internet (www.tre-rs.jus.br), e, no dia do pleito, nos locais de votação. Lembrando que para justificar o voto no dia da eleição o cidadão deverá informar o número do Título de Eleitor.

Quem não votar ou justificar terá prazo de 60 dias para apresentar no Cartório Eleitoral o Requerimento de Justificativa. Quem estiver fora do país terá 30 dias para apresentar a justificativa.


Atendimento

– Neste sábado, dia 4 de outubro, a partir das 7h, inicia a entrega das urnas eletrônicas nos locais de votação. O atendimento no Cartório vai até as 19h.

– No domingo o atendimento será das 6h30min até o encerramento da eleição.

– O Cartório da 68ª Zona Eleitoral fica na Rua Borges de Medeiros, 2.099, sala 11 (em frente ao Fórum), no Centro de Flores da Cunha.

– Telefones: (54) 3292.2797, 3292.5279 e (54) 9633.2925 (plantão).


Saiba mais

– Segundo a Lei Eleitoral, ontem, dia 2, foi o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e também para os candidatos fazerem comícios ou reuniões públicas de campanha. Além disso, foi a data limite para a realização de debates.

– No sábado, dia 4, termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e 22h. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só podem acontecer até as 22h de sábado.








Votação deve ser feita para presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário