Geral

“Me orgulha liderar uma comunidade de pessoas trabalhadoras”

Prefeito Lídio Scortegagna avalia o ano de 2019 e fala dos projetos e das expectativas para o último ano de governo

Convicto do bom trabalho realizado nos últimos sete anos a frente da prefeitura municipal, o prefeito Lídio Scortegagna falou com o Jornal O Florense, logo após a prestação de contas de 2019, realizada na terça-feira, dia 17, sobre as expectativas para 2020. O próximo ano será o último de governo Lídio, que foi reeleito em 2016 com uma votação histórica, que atingiu os 13.916 votos. Além de avaliar o ano que finda, o prefeito também falou sobre os projetos que faltaram encaminhar, os desafios da Fenavindima, a melhora na arrecadação municipal nos últimos três anos e o que mais o orgulhou nesses sete anos como líder de Flores da Cunha. Confira a entrevista.

O Florense: Como o senhor avalia o ano de 2019?
Lídio Scortegagna: Excelente. Embora tivemos alguns meses que perdemos tempo devido a alguns problemas, no restante foi muito bom em todas as nossas atividades. Desenvolvemos excelentes oportunidades pra nossa comunidade e o orçamento se manteve, inclusive, com certo acréscimo. Isso fez com que pudéssemos garantir boas e grandes obras em todos os setores, sem esquecer nenhuma delas, seja na saúde, no turismo, na educação, na agricultura. Tudo isso, em harmonia e em paz, trabalhando com as entidades, com o legislativo, com o judiciário, o qual estamos construindo um trabalho de parceria sólida e o município precisa dessa firmeza para que a gente tenha um bom rumo em 2020. 

OF: Para o senhor, faltou encaminhar algum projeto neste ano?
Lídio: Faltou a reformulação da Avenida 25 de Julho que já estamos trabalhando há algum tempo. Tínhamos dois projetos grandes para desenvolver, sem falar em outros, como o Complexo das Oficinas. Mas tínhamos estruturado a Praça da Bandeira e a Avenida 25 de Julho como obras principais do governo. Não vamos medir esforços para que no próximo ano consigamos executar a maior parte possível da Avenida. Tivemos alguns empecilhos que fizeram com que remodelássemos. E estamos na fase final do projeto para que no próximo ano possamos começar com o pé direito e também queremos a compreensão da comunidade, porque sabemos que a 25 de Julho tem um faixa de domínio e, esperamos, poder utilizar de forma tranquila e com a compreensão de todos, porque terá algumas mudanças e essas mudanças precisarão ser assimiladas e compreendidas. Vamos sentar com os moradores nos próximos dias para que a gente consiga consolidar o projeto. Mas, evidentemente, que gostaria de ter começado essa reformulação ainda em 2019.

OF: No início do seu segundo mandato, o senhor estava preocupado com as questões da arrecadação devido aos déficits nos repasses estaduais e federais, como está hoje?
Lídio: Graças a um trabalho desenvolvido pela Secretaria da Fazenda estamos aumentando os índices de arrecadação, sejam eles recursos próprios, sejam eles no retorno de ICM, que vem tendo um acréscimo. E teremos esse aumento também em 2020, porque criamos alguns mecanismos que conseguem subsidiar e incentivar o desenvolvimento econômico das nossas empresas em diversas áreas e também a um conjunto de ações, como o bom atendimento na saúde, na educação, no desenvolvimento urbanístico, que faz com que as pessoas busquem Flores da Cunha pela qualidade de vida. Isso facilita e faz com que o município tenha um crescimento ordenado em todos os setores e faz com que cresça também a arrecadação. Tivemos uma excelente melhora desde o primeiro ano do segundo mandato. Melhoramos o índice de ICM de 2019 para 2020, inclusive. 

OF: Qual será a prioridade para 2020?
Lídio: Por ordem, vamos nos instalar nas novas oficinas, concluir o Cemitério Municipal, a Casa da Cultura e a Estrada Velha para Caxias e também a Avenida 25 de Julho. Não vamos medir esforços para entregar o máximo possível dessa obra, mas não sei se conseguiremos conclui-la devido à demanda bastante grande, mas espero que sim. Vamos trabalhar para entregar até o final de 2020.

OF: Quais são as expectativas para o último ano do governo, que também é um ano eleitoral?
Lídio: Estamos nos preparando, inclusive, porque são sete anos de muito trabalho e dedicação, não tenho dúvida. Não tem dia ou hora para trabalharmos e conseguirmos fazer sempre mais por Flores. A expectativa é bastante grande e a ansiedade também para entregarmos tudo o que a gente sonhou. Porque quando sentamos numa cadeira de prefeito a gente sonha em deixar e fazer sempre o melhor. Estamos fazendo e com certeza vamos concluir o máximo possível de ações e obras. A formação de pessoas, que muitas vezes passa despercebida, por exemplo. Neste ano, vamos ultrapassar os R$ 5,2 milhões em investimento em transporte escolar. E deixar esse legado de formar pessoas é muito importante. Há poucos dias eu observava uma aluna dizer: precisamos investir em pessoas que busquem o conhecimento. E, isso, estamos fazendo, pois aprimoramos as condições para que as pessoas buscassem essa formação. 

OF: O que mais te orgulha nesses sete anos de governo?
Lídio: É poder liderar uma comunidade de pessoas que trabalham muito. Sempre disse, desde o primeiro dia que me habilitei a ser candidato a prefeito, que nós não precisamos fazer nada de diferente, nós precisamos apenas ser o reflexo da comunidade. Se observarmos, desde a criação do município, desde a chegada dos imigrantes, e com as outras pessoas que chegaram para construir Flores da Cunha, tudo foi feito com muito trabalho. O que mais me orgulha é me espelhar na nossa comunidade, que é uma comunidade de muito trabalho e de muita honra, além de muitos valores. 

OF: A 14ª Fenavindima será um desafio?
Lídio: A Fenavindima está sendo um grande desafio até pela nova formatação, pelo novo trabalho que está sendo feito na remodelação de espaço. E isso nos preocupa. Os novos governos, estadual e federal, também nos preocupam porque tínhamos um projeto de LIC da reformulação da festa e isso ainda está em análise. A festa vai acontecer. Mas tudo isso nos preocupa porque precisamos fazer um evento a altura de Flores. E para fazer a altura, precisamos de recursos. Evidente que a comunidade é participativa, o presidente, as soberanas, as embaixatrizes e a população - esta última vai se engajar nos próximos dias -, mas sempre existe a preocupação e a perda de sono, porque queremos o melhor e para fazer o melhor exige-se muito pensamento e trabalho. Mas não faltará isso na nossa equipe.

OF: O último ano será mais tranquilo já que não existe a pressão da reeleição?
Lídio: Esperamos que sim. Evidente que existe, por outro lado, uma expectativa bastante grande e os burburinhos. Vão começar as especulações em torno de quem vai ser candidato e quem não vai ser. Vamos absorver isso e ano que vem esperamos que todo o processo venha tranquilo, assim como foi a última eleição. A nossa comunidade está bastante madura e viu o formato de trabalho que fizemos nos últimos sete anos. Vamos conduzir para que seja um processo normal e harmônico. Peço todos os dias para que Deus siga sempre me iluminando na serenidade para seguir da melhor forma.  Até porque por trás do Lídio prefeito, tem o Lídio pai, esposo, que cuida da família e do município. Vamos manter essa tranquilidade e fazer um esforço grande como tem sido feito nos últimos anos.

Prefeito Lídio: “a Fenavindima está sendo um grande desafio”. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário