Geral

"IDEB não tem nada ver com retorno de recurso", manifesta prefeito César Ulian

Em período de campanha eleitoral, o prefeito publicou um vídeo em suas redes sociais para falar sobre a avaliação e o comparativo com outros municípios gaúchos.

O prefeito e candidato a reeleição César Ulian (PP) utilizou suas redes sociais para comentar a posição de Flores da Cunha no comparativo estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De 18º município gaúcho no ranking de 2021, a Terra do Galo foi para a 102º posição na avaliação de 2023 dos anos finais. Uma das intenções do prefeito era ressaltar que o IDEB não tem relação com o repasse de recursos financeiros para o município, uma informação errada que estaria sendo repassada em redes sociais.

O vídeo de pouco mais de dois minutos foi publicado no Instagram do prefeito no domingo (1º). Segurando a página com a reportagem do jornal O Florense de sexta-feira (30), César Ulian se manifestou como prefeito e candidato a reeleição pela coligação Flores Melhor Para Todos. Ele ressaltou que a educação é o principal pilar da sua gestão.

— O IDEB, talvez você não saiba o que este índice quer dizer. Ele é composto por duas avaliações: uma é o desempenho dos alunos e a outra é o índice de aprovação ou reprovação. No ano de 2021, demos um grande salto. Isso porque neste período pós-pandemia (de Covid-19), e aqui agradecendo aos nossos professores e a nossa Secretaria de Educação que executou um excelente trabalho. Mas, nesse período o índice de reprovação foi zerado — explica o prefeito César até chegar ao resultado de 2023:

— (Em 2023), nós demos autonomia aos nossos professores, que é quem está no dia a dia com nossos alunos. E, se algum aluno passou por alguma dificuldade, nada melhor que o ano seguinte para ele recuperar. Dentro da avaliação da competência e do desempenho dos nossos alunos, o salto é gigante. Aqui (no IDEB), está comparando com realidades de todo o Brasil, onde algumas localidades emitiram decretos municipais e estaduais obrigando todos os alunos a serem aprovados para que o índice do IDEB continue grande — afirma.

Por fim, o prefeito César cita a questão dos recursos para educação que podem vir para o município e cita o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). No vídeo, uma imagem aparece mostrando um resultado preliminar de 2023 com Flores da Cunha ocupando a 49ª posição do estado com nota 74,8. O comparativo é com a nota de 2022, que aparece 63,92 na posição 174º entre os municípios gaúchos avaliados.

— O IDEB não tem nada ver com retorno de recurso ao nosso município. Ali, é o SAERS, e ali vocês podem confirmar: o município tem dado saltos muito grandes. Temos certeza que elevaremos ainda mais o patamar da educação de Flores da Cunha — conclui o prefeito César.

O vídeo é identificado com o CNPJ da campanha Flores Melhor Para Todos.

 - Reprodução Instagram César Ulian
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário